domingo, 26 de maio de 2013

PAIGC EM DISCÓRDIAS E SEM CONGRESSO

A data só é histórica quando nela acontecer um facto marcante ou marco que merece registo. Não há interesse de reter historicamente as datas anunciadas mas que chegam e passam sem conhecer o cumprimento de algo que as distingue das outras do calendário.

O maior partido politico da Guiné-Bissau, PAIGC, passa em somas sucessivas de datas não respeitadas, na lida com o cumprimento ordinário de seu congresso e neste momento os atuais dirigentes se encontram fora de prazo enquanto o partido se encontra numa fase irregular para enfrentar qualquer ato eleitoral.

Passou Outubro de 2012 que era a data certa do calendário ordinário do congresso, mais as prorrogações de Janeiro e Maio de 2013, sem que os libertadores consigam libertar-se das discórdias internas, do sistema montado e de interesse instalado dentro do aparelho interno de PAIGC conforme Braima Camará (um dos candidatos para a liderança) que dita o escamoteio das datas para a realização do VIII Congresso ordinário do partido.

Ato que os renovadores (PRS), conseguiram organizar e realizar de forma muito democrático com novidade surpreendente na mudança de liderança, bastando para isso a marcação de uma só data para renovarem a cara directiva do partido e deixar essa formação politica totalmente apta e preparada para qualquer embate eleitoral.

Não podemos descurar a importância do entendimento da família PAIGC na senda politica da Guiné-Bissau, pois só o fator "Libertador" não é suficiente para agradar o povo e deixar o país com motivos de sossego... Afinal, a libertação nacional foi só uma base de arranque para poder formar um grande povo... E um grande povo, só se forma com entendimento, paz e desenvolvimento. Razão pela qual, se ontem os libertadores só conseguiram libertar o país do jugo colonial e de lá até hoje, ainda continuam incapazes de se libertarem das grandes contradições internas e das fendas constantes no partido... Isso passa ser uma preocupação conjunta na medidas em que a republica da Guiné-Bissau nunca deixara de viver de maneira atribulada enquanto a rodagem do andamento politico continua a patinar ou entalar particularmente com essa principal formação politica do país.

É preciso ter atenção com o tempo, porque os dias passam lentos quando oportunamente estamos prontos e preparados para algo programado e com as contas pagas... Essa espera, faz com que os dias passem devagar, porque a nossa consciência insiste em predominar em cada atitude com esperança e senso na vitória.


Mas quando o preparo não é preparo, a oportunidades não estão a ser oportunas, os preparativos enrolam-se na discórdias... Os dias passam tão de pressa, e quando se dá por isso só fica suspiros de que afinal, estamos fragilizados ou não seremos capazes de conseguir...


Nesta vida, ninguém arrepende do que não fez, mais sim arrepende do que oportunamente podia ter feito mas que não fez, ou fez mal... De propósito, por iguísmo, por não ter tido coragem de chegar e fazer ou por outra razão inerente.

Queridos irmãos e militantes do PAIGC! 
Apostem no revés dessa experiência caduca, dando oportunidade que os mais jovens constituam a maioria na cúpula, porque sem dúvidas só a mentalidade nobre e a capacidade intelectual com olhos abertos a essa nova realidade universal, será capaz de estancar a caducidade e resgatar esse grande partido no buraco onde está metido.

Revolucionem esse partido para o bem do povo e não se deixem enganar por nada... porque um homem muitas vezes se deixa enganar quando dedica alimentar os seus desejos na procura de privilégios pela dependência no outrem ou pelos lucros e não se interessando preservar a sua honra... Acaba por nunca trazer felicidade, e pelo contrário, promove muitos sofrimentos.

Não se deixem mais cair na tentação antiquada... Suportem o grande PAIGC de formas a poder valer mais o povo com ideias renovadas. 

Não será fácil a neutralização da velha tradição e mentalidades radicais de interesse, mas também é bom não esquecer que os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres.
Com verdade, seriedade e persistência o melhor acabará de vencer para servir o bem desse povo sofrido e merecedor.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público