quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pelas incertezas politicas o governo guineense não consegue discordar com as previsões do FMI

Abubacar Demba Dahaba
O ministro das Finanças do Governo de transição da Guiné-Bissau, Abubacar Demba Dahaba, disse hoje concordar com as previsões de crescimento feitas pelo FMI, tendo em conta as incertezas do país, sobretudo políticas.

O FMI previu hoje (09 de Maio) que a economia da Guiné-Bissau cresça este ano 3,5 por cento, com o ministro a reagir afirmando que não se pode "esperar resultado melhor", tendo em conta o contexto em que o país vive.

Segundo o responsável, a falta de uma agenda clara sobre o futuro da situação política do país não ajuda a Guiné-Bissau, "sobretudo para que os investidores possam" regressar.

No entanto, o ministro garantiu que dentro de duas semanas "essas incertezas, sobretudo políticas, vão ter um termo". "Uma vez que isso se concretize, as perspetivas económicas são boas", acrescentou, reconhecendo que a situação política não favorece a economia porque cria incertezas junto de investidores, mas também de instituições.

Abubacar Demba Dahaba prometeu que o Governo irá seguir as recomendações do FMI para melhorar a atividade económica e disse que esta semana o executivo está a trabalhar para esclarecer todas as dúvidas sobre a campanha da castanha de caju.

"O Governo está a analisar para tomar medidas e uma decisão definitiva será ainda tomada esta semana", disse, quando questionado sobre a eventualidade de ser suprimida alguma taxa, como tem defendido o setor privado.

Abubacar Demba Dahaba afirmou-se confiante em que a comunidade internacional e os parceiros tradicionais da Guiné-Bissau levantem as sanções contra o país após ser conhecida uma agenda de transição, formado um Governo inclusivo e se marquem as eleições.
RTP Naticias - 09 de Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público