domingo, 30 de junho de 2013

TERRA DE BOA GENTE

As inquietações que se crescem nos pensamentos de cada ser humano causadas pela nostalgia, provocam de forma persistente os desejos de fazer as viagens necessárias para matar as saudades acumuladas.

Na terra de comunidade humilde, na sociedade de gente boa, e das congregações de famílias maravilhosas, brotam sempre os encantos e interesse, sem levar em conta as molduras de outras situações complicadas, porque afinala força do patriotismo transpõe a falta de vontade, esquece do medo e pula pela verdade de viver e de fazer viver.

Hoje, o editor do Rispito.com respira dentro do seu país e no interior da capital (Bissau), depois de uma aturada viagem desgastante pela influência da greve da transportadora aérea portuguesa… Recebido com o conhecido jeito de solidariedade guineense, deixando as impressões de que está sendo positivo o aparecimento do Rispito.com e do seu contributo no meio político e social.

De tanto falar a distância, de um ano em observações a distância, de aconselhar a distância e de lutar incansavelmente pelo entendimento a distancia, agora, e durante os próximos dias, o numero um das edições de notícias, de opiniões e analises constantes nessa linha editorial PONTO DI MIRA, promete partilhar como sempre, as informações verdadeiras e agora de forma aproximada na produção das mesmas...O destino arrastado que faz dessa vidade um sofrimento, de umaangústiaa ser aturado em cada passo… Nas a edições a seguir,as analises serão de escrever os contos das audiências politicas, sociais, militar até nas simples conversastidas nos “djumbais de bibiwarga”.

Como tem sido hábito a produção das informações com segurança e na base de respeito, espero constatar a postura de todos os actores influentes e importantes, como também auscultar a camada mais vulnerável e atingida do país mediante um encontro vis-à-vis, do qual espero merecertendo em conta o respeito pela minha cidadania e da minha incansável labuta na busca de soluções consensuais e necessárias à Guiné-Bissau.

Mas seja como for, beneficiando ou não de todas as oportunidades desejadas, cá estarei paracumprir a minha orgulhosa obrigação de informar a todos os estimados e respeitados leitores de que não foi o caso… E porquê é que não foi possível.

Contudo, admitam-me dizer que após ter chegado na madrugada deste sábado (29 de Junho) e no meu primeiro dia já feito pude constatar que, existem coisas desejadas, coisas contadas e perspectivas desenhadas mas… As realidades factuais poderão contradizer ou deixar muito aquém das espectativas.

O caminho faz-se encaminhando e a esperança é o último a morrer, pelo que, só se deve encarar a vontade e o optimismo como pilares do suporte, para atingir certos propósitos, assim como confiar muito em fé na possibilidade de se poder concretizar certas urgências mais indispensável para o país.
Samba Bari - Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa
Nota: Leia mais analises do PONTO DI MIRA, a partir do domingo de manhã da próxima semana. Até lá

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público