terça-feira, 11 de junho de 2013

Portugal e Brasil pedem eleições na Guiné-Bissau

Portugal e Brasil apelaram hoje ao fim do conflito na Síria e acolheram com satisfação a formação de um governo "inclusivo" na Guiné-Bissau que deve promover eleições e subordinar os militares ao poder civil.

A Declaração Conjunta da XI Cimeira Portugal-Brasil, no final do encontro entre o primeiro-ministro português e a chefe de Estado brasileira hoje em Lisboa, formula votos para que o governo da Guiné-Bissau "se concentre na preparação de eleições gerais livres, justas e transparentes até ao final do período de transição contribuindo para a restauração da ordem constitucional e democrática na Guiné-Bissau e para a uma solução consensual e sustentável para instabilidade que tem vindo a afetar o país".

Os dois países, sublinharam ainda a importância da subordinação dos militares guineenses ao poder civil e a "luta" contra a impunidade e respeito pelos Direitos Humanos.

Portugal e Brasil assinalaram também a intenção de reforçar a cooperação bilateral em matéria de combate ao narcotráfico na África Ocidental e na Guiné-Bissau em particular.

Dilma Rousseff e Pedro Passos Coelho que estiveram reunidos na residência oficial do primeiro-ministro português em S. Bento, Lisboa, demonstraram ainda preocupação sobre o conflito na Síria e apelaram ao fim dos combates.
RTP Notícias - 11 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público