segunda-feira, 24 de junho de 2013

Presidente de transição na cimeira do golfo da Guiné

O Presidente de transição da Guiné-Bissau se encontra em Yaoundé, nos Camarões, para participar na cimeira de chefes de Estado sobre o golfo da Guiné, que decore entre segunda e terça-feira, disse fonte da Presidência. 
Segundo a fonte, Serifo Nhamadjo viajou "nas primeiras horas" desta segunda-feira, acompanhado do novo ministro dos Negócios Estrangeiros guineense, Fernando Delfim da Silva. 
Na cimeira de Yaoundé, os chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deverão adotar instrumentos jurídicos de cooperação e de estratégia intercomunitária de segurança marítima no Golfo da Guiné.
A adopção destes documentos vai permitir estabelecer uma base concreta para outras interacções políticas aos níveis estratégico e operacional, com vista a levar a cabo operações conjuntas entre as duas comunidades económicas regionais para fazer face às actividades ilícitas no mar e ao longo das costas.

Segundo um recente relatório do Escritório Marítimo Internacional, entre Janeiro e Setembro de 2012 foram registados 34 ataques no golfo da Guiné, contra 30 em 2011. 

Fonte da Presidência explicou que o Presidente Serifo Nhamadjo só estará no encontro porque a cimeira visa juntar os chefes de Estado e de Governo de países da CEDEAO e da CEEAC. A Guiné-Bissau e a Guiné Conacri, apesar de se chamarem Guiné não fazem parte dos países do golfo da Guiné. 

Região de passagem de navios de grande porte, sobretudo carregados de petróleo, o golfo da Guiné engloba a Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Camarões, Guiné Equatorial, parte norte do Gabão e São Tomé e Príncipe. 

Depois de participar na cimeira do golfo da Guiné Serifo Nhamadjo viaja para Abuja, na Nigéria, onde se vai submeter ao controlo médico de rotina, disse a fonte. O Presidente guineense diz sofrer de diabetes e colesterol elevado. 

De acordo com fonte da Presidência, Nhamadjo estará de regresso ao país no final do mês.
Angola Press - 23 de Junho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público