sexta-feira, 26 de julho de 2013

Guiné-Bissau vai receber €9 milhões para melhorar Educação

Apoio da UNICEF permite construir 200 salas de aula e beneficiar 300 mil alunos, até 2017

O Ministério da Educação da Guiné-Bissau e a UNICEF apresentaram esta quinta-feira (25 de Julho) em Bissau a Parceria Global para a Educação, que contempla nove milhões de euros e vai beneficiar mais de 300 mil alunos. O projeto será desenvolvido ao longo de três anos, em todas as regiões da Guiné-Bissau, e vai permitir a construção ou reabilitação de 200 salas de aula e o respetivo apetrechamento com mobiliário e material escolar.


A PGE é uma iniciativa internacional de apoio a países em desenvolvimento na área da Educação. Na Guiné-Bissau, o projeto vai também apoiar a conclusão da revisão curricular, a harmonização da formação de professores e o melhoramento das capacidades de gestão do sistema de ensino.

Perante o ministro da Educação e uma sala cheia de entidades ligadas ao sistema de ensino da Guiné-Bissau, Abubacar Sultan - representante no país da agência das Nações Unidas para a Infância, disse que não foi fácil negociar o apoio, porque os doadores não queriam ajudar a Guiné-Bissau, mesmo sabendo que seria a UNICEF a gerir o projeto. "A principal dificuldade residiu na falta de confiança desses membros da parceria em relação ao investimento na Guiné-Bissau, frustrados com os constantes episódios de instabilidade no país, que não oferecem garantias de valorização do investimento". Num país onde os anos letivos têm decorrido com constantes greves dos professores, o responsável da UNICEF chamou a atenção para a responsabilidade do Governo de pagar salários aos professores e salientou a "urgência de ação, por forma a assegurar um início do próximo ano letivo tranquilo". 

Segundo um inquérito realizado em 2010, lembrado por Abubacar Sultan, um terço das crianças não frequenta a escola (ensino primário) e só 24% das crianças com idade para frequentar o ensino secundário o frequentam efetivamente. O atual ministro da Educação do Governo de transição - Alfredo Gomes, reconheceu o "estado de degradação em que se encontra o sistema educativo" na Guiné-Bissau e garantiu que o Governo está empenhado em "fazer tudo para que o sistema inverta esse rumo desastroso". E no ensino superior a situação ainda é pior, disse, acrescentando que só chegam às universidades 150 alunos por ano, num universo de 7000 jovens que terminam o ensino secundário. 

Alfredo Gomes também salientou a importância da estabilidade para mudar a situação, como também a de se acabar com a prática de nomear diretores de escola sem critério. "Tem de se deixar de lado o aspeto político na nomeação dos responsáveis da Educação". Para que o próximo ano letivo possa ser melhor e "sem sobressaltos", o ministro salientou a necessidade de se resolver o problema dos atrasos salariais dos professores, fazer o enquadramento dos professores na administração pública e implementar o estatuto da carreira docente. 

O ano letivo 2011/12 na Guiné-Bissau foi perturbado por greves dos professores e por um golpe de Estado, em abril. O ano letivo 2012/13 teve três longas greves dos professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público