segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Banco Africano de Desenvolvimento retoma projectos na Guiné-Bissau

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje (26 de Agosto)que vai retomar parcialmente os projectos financeiros na Guiné-Bissau que estavam suspensos desde o golpe de Estado militar de 12 de Abril de 2012.


O anúncio foi feito por Toussaint Houeninvo, líder da comitiva do BAD que se reuniu hoje com o primeiro-ministro de transição, Rui de Barros, em Bissau.

No final do encontro, aquele responsável referiu que o banco não vai apoiar "novos projetos", mas que "será retomada a discussão sobre os que já estavam em curso", nomeadamente, os investimentos no porto de Bissau e num dos hospitais da capital.

"A boa nova é que, para os projetos existentes, o diálogo foi retomado", referiu Toussaint Houeninvo, esclarecendo que não há verbas em discussão.

"Não estamos a falar de doações", sublinhou, mas sim da "retoma" de discussões sobre projetos.

Depois do encontro de hoje, técnicos do BAD vão deslocar-se a Bissau para avaliar no terreno qual o ponto de situação dos investimentos apoiados pelo banco e avaliar a respetiva evolução com todos os parceiros, desde as autoridades locais até aos fornecedores de cada projeto.

Para além da reunião com o primeiro-ministro de transição, a comitiva tem hoje encontro marcado com a comissão que está a preparar um plano de emergência para a Guiné-Bissau em vários setores.

Questionado pela agência Lusa sobre a importância que o BAD atribui à realização de eleições gerais para continuar com as operações, o líder da comitiva do BAD disse esperar que o escrutínio se realize a 24 de novembro.

"Desejamos que as eleições se realizem" na data marcada, referiu, compromisso que disse ter sido reafirmado pelas autoridades de Bissau.

Seja como for, Toussaint Houeninvo considerou que "há progressos: há um Governo inclusivo, há esforços", e referiu que a retoma parcial de atividades do BAD na Guiné-Bissau reflete sobretudo uma "preocupação social".

"O BAD está ao lado da população da Guiné-Bissau", realçou.

O Banco Africano de Desenvolvimento é uma organização multinacional que tem por missão fomentar o desenvolvimento no continente africano.
Noticias ao Minuto - 26 de Agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público