sábado, 10 de agosto de 2013

ONU analisa o Orçamento para as eleições da Guiné-Bissau na segunda-feira

Um técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) vai analisar na segunda-feira (12 de Agosto) com as autoridades da Guiné-Bissau o orçamento definitivo para a realização das eleições gerais no país.

A informação foi nesta sexta-feira (09 de Agosto) à agência Lusa por Ramos-Horta, representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na Guiné-Bissau.

O PNUD "vai ter um técnico [em Bissau] na segunda-feira para destrinçar o orçamento e para ficar a saber exatamente qual o montante" necessário para levar o ato eleitoral por diante, referiu.

Os valores já podem ser detalhados, uma vez que, entre outros aspetos, já foi definido como vai ser feito o recenseamento eleitoral.

Foi abandonada "a opção biométrica" e o registo de cada votante será feito através de um sistema manual melhorado, contendo, por exemplo, a fotografia do eleitor e um número de série.

"Vai haver uma opção mais simplificada, mais barata, mas retendo todos os requisitos de segurança para evitar que haja falsificações", destacou Ramos-Horta.

A escolha do recenseamento manual melhorado foi anunciada pelo presidente Serifo Nhamadjo no dia 2 de agosto, após uma ronda de encontros com partidos políticos, militares e organizações representativas da sociedade civil.

Ramos-Horta refere que todos os "passos cruciais políticos foram dados" e não têm dúvidas de que as eleições gerais se podem realizar a 24 de novembro.

Para segunda-feira, às 10:00, na sala do Assembleia Nacional Popular guineense, está marcada uma reunião em que as forças vivas do país deverão aprovar a revisão pontual da lei eleitoral, que confirmará a forma de recenseamento a realizar.

O articulado deverá depois ser sujeito a ratificação numa sessão especial do parlamento.
Lusa - 09 de Agosto de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público