quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Presidente da Liga de Direito Humano foi ouvido na Policia Judiciaria

O testemunho de Enilde Tavares Soares da Gama foi conhecido esta terça-feira, através da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), que confirmou que a cidadã está bem de saúde e se encontra na Guiné-Bissau. Estas declarações contrariam o discurso do Chefe de Estado-maior General das Foras Armadas, António Indjai, que deu a cidadã como morta sem, no entanto, ter citado o autor do crime. 

Um facto que levou o presidente da Liga Guineense de Direitos Humanos, Luis Vaz Martins esta manha as instalações da Polícia Judiciária para ser ouvido. Conforme o presidente da LGDH o interrogatório correu com normalidade de pergunta e resposta, reiterando o desejo da sujeita, preocupada com a sua segurança, Enide Tavares Soares da Gama solicitou uma maior protecção ao Estado guineense e apelou à serenidade entre as autoridades de transição da Guiné-Bissau e o Governo cabo-verdiano. Pelo que a mesma só será apresentada com uma real segurança garantida, disse.
RDP África - 29 de Agosto de 2013

3 comentários:

  1. Malam Dindim Mane
    Não entendo como uma policia deixa de chamar para depor, uma pessoa que anuncia publicamente a morte de alguém, mas chama para depor a pessoa que anuncia que esse alguém não morreu.
    Não deveria ser o Injai a se apresentar a Policia para explicar onde, como e quando morreu a mulher? Porque o Martins é que tem que explicar porque a mulher esta viva?
    Não acham estranha esta inversão da lógica? O que explica isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Malam Mane, se nao por falta de onestidade, o teu ponto de vista agora aqui apresentado, nao tem nenhuma diferencia com aquilo que nos diz.
      Todos nos nesta praca de Bissau como na diaspora sabemos que a nossa compatriota nunca chegou a ser vista pelas autoridade da Guine Bissau, mas que no entanto reclamam as autoridade de Cabo verde e a liga que da pessoa em causa ter tido entrado no aeroporto da Guine. Se eh verdade que da pessoa daqual nos referimos ter tido preso e posteriormente expulsa por causa da droga da qual tem mergulhado o nome da Guine Bissau, acho eu, que as autoridades guineense tambem teria toda a responsabilidade de ser informada no sentido dela ser monitorizada. Mas nao foi isso que na verdade aconteceu. Meses depois a liga vem ao publico dizendo que a pessoa na verdade nao estava morta e que ela estava viva. Essa eh a minha pergunta: onde estara entao ela, como eh possivel que so a liga tenha a exclusividade de ve-la, onde estara as nossas forcas de seguranca que ate agora nao sao capazes de trazer ao publico a nossa compatriota, por que ela se esconde das nossas autoridades como que foram as nossas que a condenara?
      meu caro irmao Mane, enquanto nao somos capazes de dizer a verdade, continuaremos para sempre ver adiado a paz que tanto todos nos almejamos.


      Kumonchen Kusba

      Eliminar
  2. Infelismente estamos num pais sem logica e razão das coisas, onde a mentira, calunia e medo sobrepoê a verdeda, dignidade e coragem... Em fim... Deus abençe a Guiné-Bissau.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público