segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cabo Verde quer comunidade guineense como ponte de entendimento com Guiné-Bissau

A capital cabo-verdiana acolheU, de sexta-feira a domingo, o 1º Congresso Internacional da Diáspora Guineense em Cabo Verde, um evento que se propõe a debater e refletir sobre a realidade guineense e apresentar propostas visando apoiar estratégias de desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau
O Governo e Cabo Verde considera fundamental que "a comunidade guineense seja uma ponte de entendimento e progresso" entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, declarou, na cidade da Praia, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional, Jorge Tolentino.

Ao usar da palavra na do 1º Congresso da Diáspora Guineense em Cabo Verde, Tolentino afirmou que o mesmo princípio se aplica, naturalmente, aos cabo-verdianos que vivem e labutam na Guiné-Bissau.

Ele prometeu que o Governo continuará a envidar esforços no sentido de boa integração da comunidade guineense no arquipélago cabo-verdiano através, nomeadamente, do processo de regularização especial dos guineenses residentes em Cabo Verde, do acesso a cuidados básicos da saúde e da sua participação nas eleições autárquicas.

O governante reconheceu ainda haver trabalhos por fazer e aspetos por aperfeiçoar como, por exemplo, o que se refere à previdência social e regulação do mercado de trabalho, aos setores onde, reconheceu, existem ainda "enormes desafios por vencer".

Jorge Tolentino, porta-voz do Conselho de Ministros, considerou "reconfortante" que este congresso tenha lugar em Cabo Verde, desejando que o evento seja "bem-sucedido" e que signifique um contributo "marcante" para a contínua melhoria das condições de vida e de participação citadina da Diáspora guineense.

O governante cabo-verdiano disse esperar que esta iniciativa dos guineenses em Cabo Verde sirva de exemplo às outras comunidades estrangeiras no arquipélago.

O governante aproveitou ainda a oportunidade para felicitar a todos os Guineenses presentes pelo 40º aniversário da Independência da Guiné-Bissau, assinalado a 24 de Setembro  sublinhando que, "não é por acaso" que em Cabo Verde "se vive com interesse e preocupação os sucessos e percalços do povo guineense".

O governante, que não fez referência à situação interna na Guiné-Bissau e nem tão pouco aos recentes incidentes que marcaram o relacionamento entre os dois países, fez votos que o futuro a que aquele país tem direito seja de "desenvolvimento e de respeito pela dignidade da pessoa humana".

Conforme o "Perfil Migratório de Cabo Verde editado em 2009", os cidadãos naturais da Guiné-Bissau (mais da metade dos 17 mil imigrantes no arquipélago) constituem a maior comunidade estrangeira em Cabo Verde, estando predominantemente ligada às áreas de serviços, comércios, profissões intelectuais e científicas, bem como profissões não qualificadas.
Portugal Digital - 29 de Setembro de 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público