quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Executivo Guineense relança programa agrícola para país dar de comer à população

O Governo de transição da Guiné-Bissau e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) relançaram hoje o Programa Nacional de Investimento Agrícola com o qual o país quer dar de comer a toda a população.

"A Guiné-Bissau pode alimentar todos os guineenses", destacou Rui Fonseca, um dos representantes da FAO no país, na cerimónia de relançamento do programa criado em 2010.

O país "tem condições naturais, organizacionais e técnicas" para ser autossuficiente, desde que se conjuguem "os apoios da comunidade internacional, uma forte vontade do Governo" e o cumprimento de recomendações internacionais.

Rui Fonseca aponta como exemplo a necessidade de 10 por cento do Orçamento Geral do Estado ser reservado para a agricultura para fomentar a confiança no setor.

"A Guiné-Bissau já exportou arroz", principal alimento dos guineenses, recorda Rui Fonseca, que acredita ser possível semear prosperidade nos campos, em vez de se pedir ajuda alimentar internacional, como atualmente acontece.

O ateliê de relançamento do Programa Nacional de Investimento Agrícola reuniu hoje em Bissau todas as entidades envolvidas para afinar os detalhes do guião a seguir em conjunto até 2017.

Rui Duarte Barros, primeiro-ministro de transição da Guiné-Bissau, disse acreditar que os passos a definir vão servir para resolver os problemas de "fome, malnutrição e pobreza".

O programa, tal como elaborado em novembro de 2010, tinha um orçamento de cerca 153 mil milhões de francos CFA (cerca de 233 milhões de euros).
Noticias Minuto - 05 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público