quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Governo assina contrato de recenseamento biométrico com uma empresa Marfinense

O Governo de transição vai assinar este mês o contrato de recenseamento biométrico com uma empresa da Costa do Marfim, a Palmares.


Para este efeito, a referida empresa já enviou uma carta de intenção ao primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, na qual solicita ao Executivo o seu respectivo orçamento, estimado em pouco mais de 11 milhões de dólares. 

O documento, a que a PNN teve acesso, avança com a data de 15 de Setembro para o início dos trabalhos de recenseamento em todo território nacional.

«Se podemos assinar o nosso contrato no início do mês de Setembro, engajaremos, sob reserva de uma cooperação firme e diligência de todos, para vos fornecer as listas eleitorais nos meados de Janeiro de 2014», indica a carta. 

Em termos técnicos, a empresa Palmares disse ter escolhido a opção de apenas 500 kits de recenseamento (25 para a diáspora e 25 de reserva) porque esta entidade estima concretizar o recenseamento no prazo de três semanas.

«Na verdade, cada kit permite o recenseamento de uma pessoa a cada cinco minutos, durante dez horas por dia, que faz um total de 120 pessoas por dia», refere o documento.

Um outro pormenor da carta enviada a Rui Barros é que se a empresa tiver em consideração uma média de cem pessoas, tendo em conta as incertezas, os 450 kits existentes, é possível recensear em média 45 mil pessoas por dia, ou seja, 18 dias para os 800 mil eleitores esperados.

De acordo ainda com a fonte da PNN, a Palmares sublinha que é interessante notar que, mesmo aumentando o número de kits para reduzir a duração do período de inscrição, não se consegue atingir as suas expectativas porque a mobilização da população para um período muito curto é difícil e improdutivo. 

O assunto vem na sequência do memorando enviado no dia 9 de Agosto ao Assessor Especial para Assuntos Internacionais Hamilton Houphouet Boigny e ao Presidente da República da Costa do Marfim, Presidente em exercício da CEDEAO, depois de vários contactos iniciados por Alassana Ouattara com o Presidente da Comissão da União Europeia José Durão Barros, bem como outros doadores para a mobilização dos recursos necessários para a organização de eleições livres e transparentes na Guiné-Bissau.

Em termos de oferta, a empresa admite reduzir custos, podendo optar pelos kits de registo biométrico mais baratos e com menos opções, ou escolher cartões menos caros do que os cartões PVC e menos dispendiosos que os cartões à chip, com as informações armazenadas no cartão sob um código de barras impresso. 

No entanto, a empresa reconhece que esta oferta mais barata tem como desvantagem o facto de a impressão no mapa desaparecer com o tempo e de o código de barras ficar ilegível cerca de cinco anos depois. 

Na carta, com a data de 19 de Agosto e assinada pelo representante da Palmares em Cotonou, Nasser Kojok Tarraf, esta empresa avisa as autoridades de transição que aqueles que defendem o método de recenseamento manual não gostam da Guiné-Bissau e não desejam que o país ultrapasse os seus problemas com vista a alcançar uma democracia pacífica, garantindo o desenvolvimento sustentável.
PNN - 03 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público