quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Timor-Leste garante à Guiné-Bissau total apoio e assistência

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, garantiu hoje às autoridades guineenses que Timor-Leste está pronto para total apoio e assistência à Guiné-Bissau.

"Nós garantimos ao governo de transição da Guiné-Bissau que estamos prontos para dar assistência em tudo aquilo que nós pudermos dar", disse, à agência Lusa, Xanana Gusmão, depois de um encontro com os ministros da Economia, Soares Sambu, e Recursos Naturais, Certório Biote, da Guiné-Bissau.

Os dois ministros guineenses estão em Díli a participar na Conferência de Alto Nível dedicada ao tema "Transformando a Riqueza dos Recursos Naturais em Crescimento Inclusivo e Desenvolvimento Económico".

"Tivemos a conversar sobre questões muito relevantes para a Guiné-Bissau, nomeadamente das próximas eleições que nós desejaríamos que fossem as mais credíveis, as melhores, para pôr fim a todos este processo que tem vindo a danificar a imagem do país, mas também está impedir o desenvolvimento do país", afirmou Xanana Gusmão.

Segundo o ministro da Economia guineense, Soares Sambu, o encontro, realizado à margem da conferência, serviu para transmitir o reconhecimento das autoridades guineenses ao governo timorenses e informar sobre a evolução da situação no país, "particularmente sobre a preparação das eleições".

"A presença de Timor é crucial. Num primeiro tempo (após o golpe de Estado de 12 de Abril  houve uma suspensão e abandono por parte dos parceiros bilaterais e multilaterais e a presença de Timor foi catalisadora e será catalisadora de outros apoios naturalmente acompanhado da evolução positiva que o processo está a ter de algum tempo para cá", disse Soares Sambu.
RTP Noticias 18 de Setembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público