domingo, 8 de dezembro de 2013

A FUTURA ESPERANÇA

Ainda continuamos com vida e manifesto de sermos determinados como um povo sofrido em luta para a democracia, embora conscientes da existencia daqueles que fazem de bricadeira toda humildade e de todo o conjunto de interesse individual.

Com avanços e recuos, mas lá vamos sempre ao lado do povo e afiançados na esperança de um dia sermos o que queremos. Emboras contos que avultaram no passado agora estão a dar o dessabor de alinhamento até nas vontades de apoio.

Hoje, mais do que nunca, o país precisa, o povo necessita até aos que são culpados e todos os politicos desejam poder voltar ao convívio de um poder legal atravez de eleição transparente e verdadeiramente aceite, iniciando pelo recenseamento de raíz ou de fazer esse ato de forma diferente e melhor.
Certo é que isso está sendo bastante difícil, pois o recenseamento que dita a fase inicial do processo não tem nenhumas folgas de alívio para se glorificar com uma saída fácil e atempado.

No terreno dos acontecimentos, não passa de imenso sacrifício, com povo indeciso ocupado com os cultivos e as colheitas para garantir a sobrevivencia, assim como a carrencia financeira, cujo as disponibilidades prometidas a maior parte ainda continua simplesmente simbolica.

Já vamos a caminho dos dois anos de experiencia inédita, com jogadas de isolamento a volta de um momento muito carente cujo as causas e as consequências são nossas.

O que nos faz aguardar tempos a fio, sempre esperando ajuda com mãos bem estendidas e por vezes com as palmas unidas a frente da cara como quem diz por favor e obrigado.
Um obrigado muito especial que já agora podemos dizer ao mais novo país lusofono independente, Timor Leste, pela imensa vontade e esforço de apoio que tem demonstrado.

Por essa longa e dolorosa lição, a má experiência, leva todos a não mais querer assistir um momento igual. Uma lição que até um pior ser humano por mais ganancioso que possa ser desejaria a gente humilde como é o carater de um guineense.
Por isso, já basta os pedidos de contenção e as vergonhas de condenação para fazermos de uma certeza que essas eleções devem ser as ultimas que sejam forçadas pelas vias anti-constitucionais. Se outrora já vivemos anos de sustos e medo, agora é hora de abandonar a saga de assustar, falsidade e dar mais valor ao trabalho e averdade... 

Porque de nada nos vale a pena continuarmos nessa vida de susto e de espanto, de maneira falsa e insustentada. Porque amedrontar para dar sustentação a uma mentira não iliba das histórias ofuscadas... Porque tudo o que é feito de mentira precisa-se de mentir muitas vezes, pois a mentira é sempre sustentada por mentiras ainda maiores. Onde o(s) sujeito(s) em causa não consegue(m) tranquilidade pessoal e moral enquanto não existir liberdade individual de valores com verdade e com honestamente.

Meus irmãos
É tão bom lutar connosco mesmo para que tenhamos sempre bons pensamentos, porque são os nossos bons pensamentos é que transformamos em nossas boas palavras... As nossas boas palavras transformam em nossas boas acções... Das nossas boas acções, nascem os nossos bons hábitos, dos quais projectam os nossos valores para depois dizermos que este é o nosso bom destino.
Bem haja a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público