quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Guiné-Bissau não desmente conversa diplomática

M´Bala Fernandes
O encarregado de negócios da Guiné em Lisboa disse, esta quarta-feira, não poder «desmentir» ter sido chamado pela diplomacia portuguesa a propósito do caso dos cidadãos sírios que viajaram de Bissau para o aeroporto da Portela.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português informou ter «chamado» o encarregado de negócios da Guiné-Bissau para lhe transmitir «a gravidade» do episódio do embarque de cidadãos sírios com documentos falsos no aeroporto de Bissau, com destino a Lisboa.

Confrontado com a chamada da diplomacia portuguesa, M`bala Alfredo Fernandes notou, em declarações à Lusa, que a informação «está no site» do Governo de Lisboa. «Se disseram isso, não posso desmentir», admitiu. De resto, limitou-se a dizer: «Neste momento, não posso falar sobre esse assunto.»

O «assunto» é o embarque, na madrugada de terça-feira, de 74 passageiros «com documentos comprovadamente falsos no voo TP202 de Bissau para Lisboa», onde foram retidos. Segundo o Instituto da Segurança Social, o grupo, que pediu asilo a Portugal, é constituído por 51 adultos e 23 menores.

O episódio, que a diplomacia portuguesa sublinha ter acontecido apesar «dos alertas das competentes autoridades portuguesas e da companhia aérea», configura «mais uma grave quebra de segurança no aeroporto de Bissau».

No comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros português recorda que «as condições de segurança na Guiné-Bissau se deterioraram fortemente após o golpe de Estado de abril de 2012», motivo pelo qual estão desaconselhadas «quaisquer viagens não essenciais àquele país».

O caso já levou à suspensão de voos da TAP para Bissau, o que terá impacto na comunidade portuguesa, que, a pouco tempo do natal, revela grande procura pelas três viagens semanais operadas pela companhia portuguesa.

A TAP diz ter-se visto «obrigada a suspender a rota Lisboa/Bissau/Lisboa até uma completa reavaliação das condições de segurança oferecidas pelas autoridades guineenses no aeroporto em Bissau».
TVI24 - 11 de Dezembro de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público