segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Hélder Vaz eleito presidente da RGB

O candidato à presidência da República Hélder Vaz foi eleito presidente de um partido que se encontrava dividido em várias fações, a Resistência da Guiné-Bissau, num congresso a que a Lusa assistiu.

O antigo diretor-geral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi escolhido como líder no primeiro congresso extraordinário da organização, que decorre desde sábado, na vila de Safim, a 20 quilómetros a leste de Bissau.

Hélder Vaz foi eleito por unanimidade e aclamação por cerca de 300 delegados oriundos de todas as regiões da Guiné-Bissau e da diáspora.

Em declarações aos jornalistas, Vaz, que regressou ao país na última sexta-feira, depois de viver nove anos em Portugal, afirmou que depois de unir a RGB (também conhecida por Movimento Bâ-Fatá) a tarefa seguinte é preparar o partido "para ganhar as eleições legislativas" de 16 de março.

De seguida, assinalou Hélder Vaz, a meta é formar um Governo "com os melhores filhos" da Guiné-Bissau, promover "a refundação do Estado" e desta forma executar o chamado "programa maior" de Amílcar Cabral (pai da independência da Guiné e Cabo Verde), ou seja, o desenvolvimento do país.

O novo líder da RGB, partido fundado na década de 1980, em Portugal, como principal opositor ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), propõe juntar-se a uma ampla frente de "pessoas e partidos" para promover a mudança na Guiné-Bissau.

Hélder Vaz afirma que o país "regrediu em todos os sentidos" desde que a sua formação política "desapareceu do cenário político" na sequência de disputas internas entre dirigentes.

O próprio Vaz afastou-se da vida política ativa na sequência das eleições legislativas de 2004, ganhas pelo PAIGC.

Agora voltou para levar a RGB a ser governo e ainda para ser eleito presidente da República.

"Sou candidato à presidência da República para dar respaldo ao Governo RGB", afirmou Hélder Vaz, valendo-se da experiência política acumulada em 40 anos.

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Administração e Gestão Pública na Universidade de Albany, nos Estados Unidos, Hélder Vaz foi deputado da Assembleia Nacional Popular, líder da bancada parlamentar da RGB e mais tarde presidente do mesmo partido.

O ponto alto da sua carreira política acontece em 2000, quando assume o cargo de ministro de Estado e da Economia e Desenvolvimento Regional num governo de coligação entre o Partido da Renovação Social (PRS, de Kumba Ialá) e RGB
LUSA 14/12/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público