quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Entre a visão e a consciencialização existe a Nação

É, sobretudo, através da Educação que formamos consciências, construímos personalidades e preparamos cidadãos capazes de perspetivar o futuro e participar na sua construção. Começa no pré-escolar e tem nas instituições de ensino superior consignatários de valores, atitudes, e, acima de tudo, fortes indutores de desígnios universais, ajudando a formar pessoas, a dar-lhes mundo.

Quando lhe perguntei o que pretendia para sua terra e seu povo respondeu-me, num tom suave e sincero, que tinha apenas uma “visão e um projeto de construção de valores através da educação e referências estáveis”. 

Decorria o ano de 1999, um período de expansão e crescimento europeu consubstanciado numa lógica de parcerias entre as cidades e regiões que por força de uma estratégia regional comum poderiam ser alavancados programas e projetos de desenvolvimento com grande impacto nos territórios. Como é óbvio, tal como as organizações, também os países, as cidades e as regiões são diferentes, pois cada um tem uma cultura organizacional que a distingue e singulariza, uma identidade e uma linguagem social própria, pelo que o desenho dos programas e políticas públicas têm essencialmente a ver com as prioridades que cada um planeia na lógica de uma integração mais global e coesa.

As Nações precisam disso e regem por esse princípio de articulação e correspondência direta das políticas que defendem e desenvolvem. Porém, a falta de visão estratégica de alguns, tendo sobretudo uma identificação pouco precisa dos objetivos claros e coerentes, não conseguem lidar com os processos e nem com os fatores críticos de sucesso. Precisam, sobretudo, de encontrar um caminho para se manterem no quadro da competitividade, salvaguardando o bem-estar dos seus povos. Este é o espírito de missão que carateriza um político visionário com capacidade de decisão e determinação, capaz de combinar recursos técnicos, humanos, financeiros, materiais e gestão da informação colocados à sua disposição e projetar uma visão clara sobre a dinâmica da construção de uma cidade e/ou de um País.

Após 15 anos de forte investimento, em termos de capital financeiro e humano, infraestruturas básicas e científicas, tornou-se numa cidade moderna com referência mundial nas áreas da Educação e do Desporto. Infraestruturou a cidade com a rede de saneamento básico e de abastecimento de águas, procedeu a revisão do plano diretor municipal, defendeu um programa estratégico, equipou a mesma com centros escolares de topo, revitalizou o espaço industrial e criou uma área de localização empresarial, negociou o parque eólico e rede de energia elétrica, criou infraestruturas de apoio a idosos, investiu nas acessibilidades e redes de comunicação, dotou a cidade de equipamentos desportivos, creches, jardim-de-infância, centros de dia e lares de idosos, etc.

Hoje, quinze anos depois, já não é mais o alto dignatário do concelho/cidade, mas deixou um legado para o seu povo, pois cada criança que nasce a certeza de uma creche, jardim-de-infância, ciclo preparatório, ensino básico, secundário, escola profissional e ensino superior. Hoje, um idoso pode optar, caso pretende estar na companhia dos demais da sua idade, por um lar e um centro de dia. Se precisar de um médico e de um centro de saúde ou de um hospital tem à sua disposição equipa médica, material e medicamentos. 

Tudo isso acontece num concelho com pouco mais de 272 km2 e com menos de 25 mil habitantes, onde o maior recurso são as pessoas, o povo, os homens e mulheres que acreditam numa causa, procuram cumpri-la com paixão, dedicação e trabalho, sendo a Educação a arma e a esperança. 

Na verdade nada disso tem a ver com o ensaio que quero aqui reproduzir e que passa essencialmente por abordar a Guiné-Bissau e a forma como se pretende organizar o País, definindo uma ideologia enquanto “Entidade”, apostar numa cultura de valores e princípios que regem os homens e mulheres de bem. 

A primeira parte do artigo poderia ser uma história, ou um acontecimento ocorrido em qualquer parte do mundo, sem identificação precisa do espaço, território e dimensão do objeto. Tudo depende da perspetiva e da forma como encaramos a consciencialização e a construção da Nação, colocando o bem comum e o interesse coletivo em primeiro lugar, abandonando o dogma da individualidade e o culto da posse.

Quando me confronto com o pensamento ideológico do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral, vejo o homem e percebo o revolucionário, visionário que desenhou todo um projeto de construção da Nação tendo como pressupostos base a essência, a cultura e a identidade de um povo. Percebeu, desde logo, que a luta de libertação nacional exigia um sentimento de pertença e seria por ali que a organização e construção da Nação seria desencadeada, pois o que interessava, numa primeira fase, era expulsar o ocupante e destruir todas as formas de exploração do homem pelo homem. A seguir, era preciso realismo, ou seja, considerar a realidade concreta. Defendia que “nós temos que ter consciência da realidade, não só da realidade geral da nossa terra, mas das realidades particulares de cada coisa, para podermos orientar a luta corretamente. Os responsáveis ou os dirigentes que têm esse sentido da realidade em consideração, que não pensam que a verdade é aquilo que têm na cabeça, mas que a verdade é aquilo que está fora da sua cabeça, só esses é que podem orientar bem o seu trabalho de militantes, de responsáveis, numa luta como a nossa”. A propósito, sobre este assunto, recomendo a consulta da Revista Internacional de Estudos Africanos N.º 2, Junho/Dezembro, 1984, pp. 63-92, “As dominantes teóricas no pensamento de Cabral”, por Carlos Lopes.

Na verdade, as organizações surgem devido ao facto dos indivíduos terem objetivos que só podem ser alcançados mediante atividade organizada, sendo o elemento básico as pessoas cujas interações dão forma à organização. Assim acontece com as cidades, regiões, Estados e/ou Países, devendo ser essa a “condição sine qua non” para se alavancar projetos de construção das Nações, tendo como suporte básico “Educação, Valores, Referências Estáveis e Ética Política”.

No caso particular do nosso País, não existem dúvidas que os guineenses têm cada vez menos confiança nas instituições. O Estado e a Administração Pública Guineense é um conjunto de sistema mal compreendido e complexo. Para muitos é algo distante mas que, ao mesmo tempo, se intromete demasiado e com a qual tem que conviver. A mudança exige um envolvimento responsável e ativo, mas também inovação. Ou seja, o governo dá lugar à governação, que coloca a tónica na cidadania redefinindo fronteiras entre o Estado e a Sociedade, sendo valorizada a participação ativa desta para enfrentar os desafios da governação, nomeadamente a legitimação do poder das autoridades públicas. É importante que os governos tomem consciência de que não podem conduzir e implementar políticas, por muito boas que sejam, se os cidadãos não as entenderem e apoiarem. É necessário talento, criatividade, esforço e empenho da governação, dos cidadãos e das empresas, sem medo, sem “mas”, para encontrar soluções adequadas aos novos desafios. Nós os guineenses somos criativos, sabemos o que seria bom fazer, mas, normalmente, não fazemos, não damos o passo seguinte: Agir. 

O Estado, o governo e as autoridades devem dar resposta às expectativas dos cidadãos em termos da participação ativa que no fundo desejam. A questão reside em tornar mais aberto o seu funcionamento. Tornar-se num instrumento ao seu serviço e não no seu encalço. 

Citando o meu caro amigo e Prof. Mozzicafreddo (2003), “uma prática administrativa e política, alheada das exigências dos cidadãos em matérias de responsabilidade face à utilização dos recursos públicos, face às decisões vinculantes que afetam os indivíduos e face aos riscos e incertezas da sociedade, aprofunda o défice de legitimidade e desempenho dos sistemas administrativo e político, corroendo para o efeito a Nação e criando a lógica da corrupção e do facilitismo”. 

Ora, a corrupção constitui uma ameaça para o Estado de direito, a democracia e os direitos do homem, mina os princípios de boa administração, de equidade e de justiça social, falseia a concorrência, entrava o desenvolvimento económico e faz perigar a estabilidade das instituições democráticas e os fundamentos morais da sociedade.

Por outro lado, o baixo nível de literacia ainda verificado na população guineense constitui um forte obstáculo ao envolvimento dos cidadãos nos assuntos públicos. A Educação é sobejamente reconhecida como um pilar de Cidadania, daí a sua importância para desenvolver os conhecimentos, atitudes e competências essenciais para se ser cidadão.

É, sobretudo, através da Educação que formamos consciências, construímos personalidades e preparamos cidadãos capazes de perspetivar o futuro e participar na sua construção. Começa no pré-escolar e tem nas instituições de ensino superior consignatários de valores, atitudes, e, acima de tudo, fortes indutores de desígnios universais, ajudando a formar pessoas, a dar-lhes mundo. Hoje, entendo o homem que há cerca de quinze anos atrás reforçou a lógica da construção de valores com base na identidade, cultura e educação.

Era isto que gostaria de partilhar convosco nesta primeira semana do ano 2014 que augura bons ventos por bandas da nossa terra amada. Um bem-haja a todos e a Pátria que amamos! LV

Lisboa, 02 de Janeiro de 2014.
Luís Vicente
OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)





Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público