sábado, 4 de janeiro de 2014

KOUMBA YALÁ DECIDE DEIXAR POLITICA ATIVA

A vida vai encaminhando com a dinâmica da realidade, onde cada fase de sobrevivência real e saudável que conseguirmos atingir tem a sua realidade cabível. Nós é que varias vezes não correspondemos essas exigências, mas quando muito é indispensável para a nossa dignidade pessoal assim como na própria valorização das obras que bem soubermos fazer.

Cada pessoa neste mundo é, como é, o que carateriza a cada um ser humano de "igual a si mesmo"... Uma lógica que ninguém consegue abdicar por ser a sua própria maneira e natural de ser.
A semana politica da Guiné-Bissau, para principiar o ano, ficou marcado pela surpreendente declaração publica da renuncia do Dr. Koumba Yalá do exercício da vida politica ativa.
Surpreendente numa altura em que todos já estavam alimentados de mais uma espera da sua candidatura as próximas eleições gerais para a cadeira da presidência. Aliás, a sua última quebra de silêncio numa recente entrevista escrita tudo se resumiu num "sim" do ressurgimento a ribalta para fazer parte entre os que estão disponíveis para a disputa da primeira magistratura do país. Mas...
Não é de instalar nenhuma novidade, pois a sua retirada no congresso do PRS como um dos candidatos a liderança do partido foi dentro de uns poucos minutos da votação, provocando muitas reações, emoções e lágrimas. Ainda hoje estamos atualizados das suas garantias decididas de não disputar mais uma Presidência do PRS decorrente do reconhecimento de que o tempo, os novos costumes políticos e as circunstâncias lhe indicavam esse caminho, resumindo que «é chegada a hora de deixar a liderança do partido» ficando na posição «da retaguarda do PRS».

Agora é chegado a vez de encostar o que outrora gostou tanto de fazer já la vão a cima dos vinte anos. Fundamentando com o ditado "O rei Salomão dizia no velho testamento que há tempo para tudo na vida terrena de um homem. Há tempo para nascer e há tempo para morrer. Há tempo para odiar, tempo para amar e tempo para parar a Guerra"

Uma lógica de passagens para enriquecer a política do país... Porque não podemos duvidar que a figura de Dr. Koumba Yalá tem uma projeção popular incontornável que  marcou e ainda marca muito a vida política da Guiné-Bissau... Cujo a sua grandeza popular não só lhe colocou na presidência de república, como também arrastou a imagem do partido PRS até na vitoria eleitoral inesperada. E não só...
Mas do jeito e modo como se retirou da liderança do partido que ele próprio fundou, faz crescer nele mais admiração no interior do partido, como também de uma garantia "eterna" de ser ouvido e bem acreditado dentro do partido.

Quanto a retirada da vida politica ativa Koumba Yala afirmou que encerrou mais uma etapa da trajectória de uma vida escolhida por vocação e convicção. Só que, apesar desta despedida, Yala sublinhou que não se despede da política mas sim das disputas de mandatos e cargos eleitorais... Os exemplos são:
O apoio de um dos candidatos as presidenciais e a  decisão do seu posicionamento como membro do futuro senado a ser criado no país.

Assim sendo, nota-se uma retirada e não uma saída, mantendo certo orientações vivas e melhor localizado para visualizar, orientar, atacar ou contra-atacar... na hora que ele quiser e da maneira como quiser. 
Sempre não esquecendo que a política é tão excitante como a guerra e não menos perigosa, simplesmente com uma diferença, já que na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, enquanto que na política a pessoa morre e ressuscita por diversas vezes.

Uma boa prenda do novo ano ou não!... Certo é que a república da Guiné-Bissau espera desse com-cidadão "da sua retirada voluntariamente decidida", mobilizado simplesmente pelo espírito nacionalista, imbuído de sentimentos de piedade com esse povo martirizado... E enquanto acompanhante e/ou participante noutros aspetos da vida política do país, que seja equilibrador moderado de  valores guiados para uma orientação política justa e tranquila que serve para todos. 
Porque o povo precisa e a república da Guiné-Bissau agradece.

1 comentário:

  1. Espero que muitos políticos guineenses tomem o exemplo de Dr. Koumba Yalá e que tirem ilações dessa atitude

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público