sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Recenseamento eleitoral prolongado em 30 dias

O Governo de transição prorrogou por mais 30 dias o prazo para a inscrição dos cidadãos guineenses, com vista às eleições Gerais ainda agendadas para 16 de Março.

De acordo com Baptista Té, ministro da Administração Territorial e Poder Local, entidade encarregue de executar este processo através do seu Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), a necessidade de alargar o prazo pela terceira vez prende-se com a abrangência de um maior número de pessoas que ainda não foram identificadas. 

Um grupo de 17 partidos políticos chamou o Governo de transição a assumir as suas responsabilidades enquanto entidade organizadora do processo de recenseamento. 

Em nota de imprensa à qual a PNN teve acesso, os signatários deste documento, entre os quais se destacam o Partido da Renovação Social (PRS) e o Partido da Republicano da Independência e Desenvolvimento (PRID), exigem que seja aumentado o número de «kits» eleitorais de forma a corresponder às exigências dos trabalhos, melhorando as condições de logística de todo o processo. 

«A nível organizacional e logístico, o recenseamento está a ser realizada de forma insegura e triste porque, mesmo com a falta de informação e da campanha de educação cívica, os guineenses estão disponíveis para se recensearem mas, no entanto, as insuficiências de materiais estão a desencorajar e a irritar fortemente as pessoas», lê-se no documento. 

O grupo advertiu ainda para que, em caso de insuficiência de eleitores necessários para as eleições deste ano, o colectivo de partidos políticos, junto do GTAPE, vai responsabilizar o Governo de transição pelas consequências que advierem deste processo.
PNN - 02 de Janeiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público