quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

COMUNICADO Á IMPRENSA

Reunido na sua sede em Bissau no dia 17 de Fevereiro de 2014, a Direcção do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento com os objectivos de analisar a actual situação sócio política do país e as perspectivas do ano 2014.

Após uma aturada análise da situação, a direcção do Movimento registou com grande satisfação os resultados do recenseamento eleitoral realizado e, saudar as afluências às mesas de recenseamento eleitoral por parte das populações das diferentes regiões do país que permitiu atingir números bastante aceitáveis de recenseados, não obstantes as condições em que as mesmas ocorreram.

No entanto, no que refere a marcação da data para as eleições gerais, e com a evidência da impossibilidade de manutenção da data de 16 de Março de 2014, por responsabilidade das pessoas e instituições encarregues da sua preparação;

Considerando o bloqueio total em que o país se encontra, e tendo ainda em consideração o avizinhar de mais uma campanha de comercialização de castanhas de caju, para a qual não existe o mínimo sinal de preocupação das autoridades nacionais no sentido de serem tomadas as diligências que visam a sua melhoria, recordando a triste situação em que a maioria das nossas populações fora colocada devido a forma desastrosa como a campanha transacta decorreu.

Assim, a direcção de Movimento da Sociedade Civil delibera:

1- Manifestar a sua preocupação perante as indefinições do calendário eleitoral que devia ser clarificado com a marcação de uma data fixa para a realização de eleições gerais, no mais curto espaço de tempo, tendo em conta que já foram concluídos o recenseamento e a auscultação dos actores políticos nacionais e parceiros, etapas determinantes para o desenrolar do processo.

2- No que toca a situação social do país, o Movimento vem manifestar a sua preocupação com a falta de pagamento dos salários aos servidores do Estado e a consequente pré-aviso de greves que se verificam no país.

3. O Movimento da Sociedade Civil reitera a sua disponibilidade em contribuir para o desenvolvimento de todas as acções importantes para a retoma da normalidade constitucional e da instauração de um clima de paz e tranquilidade no país.

Bissau, 18 de Fevereiro de 2014.

A Direcção