quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

FMI, o golpe de 2012 ainda "afeta severamente" a economia da Guiné-Bissau

Uma missão do FMI visitou Guiné-Bissau entre 10 e 13 de fevereiro e concluiu que a economia guineense não recuperou da contração registada em 2012 (o Produto Interno Bruto caiu 1,5%): o país perdeu receitas fiscais, ajudas externas e o preço do caju (maior produto de exportação) caiu.

A atividade no país "tem sido severamente afetada pelas consequências económicas e políticas duradouras do golpe de 2012" e este ano, tudo depende "da campanha de caju e da ajuda externa", refere o documento.

O FMI recomenda a rápida definição da política anual para a maior campanha agrícola do país (a maioria das famílias depende da produção de caju), por forma a evitar "as incertezas que minaram a campanha do último ano".

Segundo o relatório, apesar de em 2013 o volume de produção daquele fruto seco ter crescido comparativamente com 2012, o preço de compra ao produtor caiu abruptamente - pelo que o PIB do país avançou apenas 0,3% em relação ao ano anterior.

O cenário da economia guineense tem sido agravado com "a queda da receita fiscal e o fraco apoio financeiro internacional" desde que aconteceu o golpe e que têm levado "à acumulação de salários em atraso nos últimos meses" em vários setores públicos, entre os quais, a saúde e ensino.

Dadas as perspetivas de o Estado pouco poder arrecadar por via fiscal nos próximos meses, principalmente antes do início da campanha de caju, a missão pediu "rigorosos controlos de gastos e uma gestão de caixa prudente para evitar que se acumulem mais pagamentos em atraso".

"A missão aguarda por uma resolução positiva para a instabilidade política e pelo início de diálogo com um novo governo eleito para ajudar a enfrentar os desafios económicos e de desenvolvimento do país", conclui a declaração.

A missão do FMI na Guiné-Bissau foi conduzida por Mauricio Villafuerte e reuniu-se, entre outros, com o ministro das Finanças, Gino Mendes, o ministro da Economia, Soares Sambu, e o diretor nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), João Fadia.

Já na última semana, antes de deixar o país, Villafuerte tinha referido em conferência de imprensa que a acumulação de atrasos nos pagamentos do Estado "coloca desafios adicionais para 2014".
Nitícias ao Minuto 19 de Fevereiro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público