terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

“O poder, a cidadania e a difícil tarefa de governar”

Às vezes, vêm-me à memória algumas reflexões do escritor, poeta e dramaturgo alemão “Bertolt Brecht” sobre a “Dificuldade de Governar”, que reside no facto do exercício da governação ser tão difícil pelo facto da exploração e a mentira são coisas que custam a aprender.

Assim, tentei elaborar um pequeno ensaio e fazer breve paralelismo entre os conceitos “poder, cidadania e governação” para melhor proceder a análise construtiva sobre o nosso País e, a partir disso, reforçar a componente da participação cívica como ferramenta de alavancagem democrática de que tanto carecemos, tendo em conta as diversas esferas do poder “Estado, administração Pública e órgãos de soberania”.

Ora, como nos ensina “António Houaiss”, governar é exercer autoridade soberana sobre outrem; controlar e dirigir a formulação e a administração da política; administrar ou influenciar as ações e o comportamento de algo. E, acrescenta-se, melhorar continuamente a qualidade de vida dos cidadãos em todas as áreas, desde a educação até ao emprego, da saúde ao ambiente, da segurança até à justiça, etc.

Na verdade, se olharmos à nossa volta, de há 40 anos para cá, constatamos que algo falhou e continua a falhar porque o exercício do poder e da governação, duas dimensões totalmente distintas, apresentam erros de conceção, tanto na essência como no conteúdo.

No caso da dimensão “poder”, auxilio-me do entendimento que o “Max Weber” atribui a este conceito, tal como, “poder não deve ser visto como imposição de vontade, manipulação ou dominação. Daí que, numa democracia, como é lógico, são os cidadãos que fornecem o poder às leis e consequentemente aos políticos e servidores públicos que são investidos com poder pela lei (neste caso através de atos eleitorais).

Contudo, no nosso País, invariável e lamentavelmente, somos confrontados com o exercício de poder e da imposição de vontade, manipulação ou dominação que, aliás, imiscui na esfera do Estado e administração pública, sendo talvez a componente política e “político-militar” fatores que mais contribuem para a observância desse fenómeno. Ou seja, em certa medida, os governantes e a autoridade têm, de alguma forma, negligenciado a estrita observância do verdadeiro sentido do poder tal como ele deveria ser exercido, ou seja, para o bem de uma comunidade que carece das decisões que são emanadas através dessa autoridade.

Da justeza dos factos, julgo que não é demais salientar que a política não se restringe apenas ao campo institucional estatal, como também permeia outras atividades da vida quotidiana e, como bem observa Max Weber, “não se deve conceber que a fonte do poder político é unicamente o Estado, pois existem relações de poder em qualquer relação de interesses entre dois ou mais sujeitos, sejam eles pessoas ou entidades”.

Neste campo em concreto, colocam-se de forma pragmática as questões da cidadania, ética e responsabilidade. Ou seja, a ética consiste em discernir o que é certo do que é errado e agir de acordo com o que é correto. Compreende o compromisso pessoal consigo e com os outros (casos em que se aplica o Estado, governo, sociedade e atores políticos). A Ética é um convite à liberdade e responsabilidade das pessoas. Aprende-se e é transmitida pela cultura, pelos valores dominantes da sociedade.

O governo dá lugar à governação, que coloca a tónica na cidadania redefinindo fronteiras entre o Estado e a Sociedade, sendo valorizada a participação ativa desta para enfrentar os desafios da governação, nomeadamente a legitimação do poder das autoridades públicas. Os governos tomam consciência de que não podem conduzir e implementar políticas, por muito boas que sejam, se os cidadãos não as entenderem e apoiarem. Portanto, exercer a cidadania não significa estender o braço para que o governo faça de patriarca ou senhor, os dominados os súditos, é ir mais além. Ou seja, exercer a cidadania de forma responsável sabendo que lhe assiste direitos e deveres que obrigam a sua condição.

Na verdade, todo o cidadão tem o direito e dever de tomar parte na vida política e na direção dos assuntos políticos do seu país, diretamente ou por intermédio de representantes, livremente eleitos, o direito de ser esclarecido objetivamente sobre os atos do Estado e demais entidades públicas e de ser informado pelo governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos, etc. Estes direitos e garantias de participação política visam concretizar, no plano político, o direito constitucional elevado à categoria de direito funda
mental, o direito à Cidadania.

Portanto, ao governante espera-se honestidade e direção na condução dos assuntos do País em prol do bem comum. O poder espera-se que seja exercido com clareza e sentido de responsabilidade e, ao cidadão, espera-se que toma o seu lugar na exigência do que é melhor para o País, que seja frontal no debate e no cumprimento do seu dever. Por último, espera-se que a democracia seja reforçada e consolidada tendo em conta os conceitos poder, cidadania e governação. As eleições que se avizinham é um bom exercício para o efeito.

Assim, mais do que nunca, é necessária a união, mas a união baseada sobre a disciplina, sem a qual nada pode manter-se. É indispensável que se ponham de lado vaidades pessoais e ambições individuais, e que se convençam que a Pátria corre os mais sérios perigos. Hoje, já não é uma questão só de Causa, é uma questão de Salvação Nacional! LV


Lisboa, 20 de Janeiro de 2014
Luís Vicente

OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)



Lisboa, 10 de Janeiro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público