sexta-feira, 14 de março de 2014

A situação continua agravar com adiamentos das eleições

As eleições na Guiné-Bissau deviam realizar-se no próximo domingo, mas foram adiadas pela terceira vez. O ato eleitoral está agora agendado para 13 de abril.
Os sucessivos adiamentos têm provocado um enorme mal-estar entre a população, que aguarda por uma definição da situação política que garanta o regresso do normal funcionamento das instituições.

Uma fonte de Bissau disse ao Expresso que os "deputados estão sem ordenado há três meses, os funcionários públicos também e a televisão pública está parada há mais de três meses devido a sucessivas greves e reivindicações" dos trabalhadores.

O ano escolar só está a decorrer com alguma normalidade porque o "Banco Mundial está a financiar os salários dos professores", na sequência da intervenção de Ramos Horta, representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau.

No final de fevereiro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu para os atores sociais e políticos de Guiné-Bissau e a comunidade internacional redobrarem os "esforços para que o país possa estar preparado para a realização das eleições, que foram adiadas mais uma vez".

O Conselho manifestou "preocupação com os atrasos contínuos nas eleições legislativas e presidenciais". "Esses atrasos têm um impacto negativo sobre o bem-estar social e econômico do país, na segurança nacional, que já é frágil, e na situação humanitária e dos direitos humanos na Guiné-Bissau", alertou o Conselho em nota de imprensa. 
Exprsso 13 de Março de 2014

1 comentário:

  1. O povo devia sair nas ruas manifestando contra este governo posto por CEDEAO e os nossos militares o senhor Nhamadjo tem de ser julgado como todos os golpistas,é necessario a revoluçao como na UCRANIA senao continuaremos assim.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público