segunda-feira, 24 de março de 2014

Guiné-Bissau tenta evitar epidemia de febre hemorrágica "ébola"

A Guiné-Bissau está a tomar medidas de prevenção contra o surto de febre hemorrágica ébola, patologia mortal e altamente contagiosa, que desde Fevereiro causou a morte de 61 pessoas no sul da vizinha Guiné-Conacri e 5 outros mortos no norte da Libéria.

Apesar de não haver qualquer sinal do vírus ébola na Guiné-Bissau, o governo através do Ministro da Saúde Pública já está a accionar os mecanismos da alerta precoce.

As regiões de Tombalí no Sul e Gabú no Leste fazem fronteira com a Guiné-Conacri, país onde o vírus ébola já causou vítimas.

O Ministro da Saúde guineense, Agostinho Cá, tranquilizou as populações afirmando que a doença não chegou à Guiné-Bissau.

Na Guiné-Conacri, o surto de febre hemorrágica ébola já matou 34 pessoas.

O ébola não tem tratamento, nem pode ser prevenido com vácina, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre 25% a 90% das pessoas que contraem a doença morrem. O vírus ébola é transmitido por contacto directo.
RFI - 24 de Março de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público