quinta-feira, 24 de abril de 2014

“Intervenção política na administração pública”

Contributos para reflexão
Colocarei, preferencialmente, ênfase na discussão e contributos para uma reflexão sobre o papel do Estado, governo, assembleia e presidência da república na definição de políticas públicas para o País, pois entendo que a fase de transição findou, ainda bem, e é chegado o momento de inovar no discurso e no debate que se pretendem para a Nação. 

Este primeiro artigo, desta nova série de artigos, referente às políticas públicas, versa especificamente sobre a “intervenção política na administração pública – contributos para reflexão”, pois sabemos que uma administração pública paralisante relativamente às ações dos indivíduos ou das organizações é, naturalmente, uma administração que origina resultados sociais e económicos negativos.

Na verdade, a permanência do modelo atual, os seus constrangimentos, a ineficácia crescente de insucessos contínuos de modelos de organização de governo, em particular de organização interna de administrações públicas, levou um conjunto de países à adoção de importantes reflexões sobre o papel do Estado e a sua respetiva dimensão, do que viria a ficar conhecido na literatura por “Reinvenção do Setor Público”. 

Alguns politólogos reforçam a ideia da distinção entre Governo e administração, referindo que não há que confundir a administração pública com o poder executivo nem com os seus fins; o pressuposto é o de que as instituições públicas são formalmente a “cabeça” do serviço público no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidadãos; a administração pública visará, então, a prossecução do interesse público. O grande debate centra-se sobretudo na definição do que é o interesse público e de qual é o papel do Estado, secundarizado (não lhe retirando importância) a questão dos instrumentos de gestão.

No entanto, os conceitos, governo e administração pública não são indissociáveis. Por um lado, o Estado define-se e ganha razão de ser na justa medida em que prossegue e assegura valores/fins essenciais para a sociedade, tais como segurança e defesa, justiça, educação e cultura, bem-estar económico e bem-estar social e, por outro lado, a administração pública só encontra justificação como instrumento de realização dos referidos fins do Estado, desenvolvendo atividades substantivas, instrumentais e técnicas e utilizando, para o efeito, recursos humanos, materiais e financeiros, organizados em estruturas apropriadas. 

Acrescento, ainda, que a sociedade é o suporte da razão de ser do Estado e o recetor último da atividade da administração pública, pese embora o facto de em muitas circunstâncias a administração pública estar altamente politizada numa relação centralizada pela completa subordinação dos agentes administrativos às autoridades políticas.

No entanto, importa ir ainda mais longe referindo que a administração pública é um fator multidimensional que está presente no processo de decisão política, intervindo ao nível da identificaçãodos problemas, do encontro de soluções e na sua aplicação concreta. Ela é detentora dos meios materiais, jurídicos e humanos necessários ao exercício da autoridade e controlo das zonas de incerteza de que depende o êxito da ação política.

Evidenciando as componentes de articulação dos atores, realço um aspeto que tem a ver com a delimitação das áreas de competência entre os políticos e os técnicos. Essa delimitação é, por vezes, ambígua, havendo zonas de interligação que dificultam qualquer análise, considerando-se possíveis três situações:

1) Negar aos técnicos a possibilidade de participar no processo de decisão política, o que, devido à vastidão de conhecimentos exigidos na civilização tecnológica, torna esta posição desacreditada e só possível em países pouco desenvolvidos; 

2) Considerar os políticos figuras do passado e admitir a sua substituição por técnicos, o que corresponde à substituição do governo de homens pela administração das coisas;

3) Admitir uma certa participação do técnico num grau considerado aceitável, embora seja difícil a determinação precisa das formas de participação.

Contrariamente aos políticos que têm uma ação limitada no tempo e estão sujeitos a pressões diversas, a profissionalização, especialização e estabilidade dos funcionários, onde se incluem os técnicos e dirigentes, contribuem para que eles tenham algum poder na esfera politica.Todavia, o peso que os funcionários detêm no processo de decisão política depende de fatores estruturais e contextuais. Entre os primeiros incluem-se: a posição que ocupam, a proximidade dos centros de decisão, o controlo de fontes de informação estratégica, a subtileza de atuação, etc., entre os segundos contam-se as tradições nacionais e a conjuntura politica (a instabilidade governamental aumenta o poder da função pública, a pertença dos funcionários a partidos políticos e a grupos de pressão, a sua estabilidade e saber, etc.). 

Em linhas gerais, a conceção da nova administração surge da necessidade de tornar o funcionamento da administração pública mais profissional, mais eficiente e mais sensível às condições e mudanças externas, mas dentro de um contexto de uma administração pública democrática, integrando os princípios da organização profissional na estrutura organizativa de revalorização da tradição do serviço público. 

Servindo-se desta pequena abordagem sobre a intervenção política na administração pública – contributos para reflexão, pretendo somente debater a estrutura organizacional e as políticas públicas para este setor que o próximo governo deverá ponderar face à cultura do poder partidário, centralizador, controlador, burocráticoe ineficiente que é a nossa administração pública. 

Sabemos de antemão que existe, neste momento, uma liderança séria, motivadora e responsável, vertida na qualidade do atual presidente do maior partido guineense com maioria parlamentar na assembleia da república, futuro primeiro-ministro guineense, atributos inegável da sua competência e conhecimento sobre a matéria da governação e da decisão política, que tudo fará para devolver dignidade e idoneidade a este setor tão importante para a consolidação do processo democrático da Nação.

Por último, e apenas por uma questão de coerência e bom senso, partilho que este artigo é meramente um documento de trabalho, carecendo o mesmo de participação de todos os guineenses e amigos da Guiné que almejam contribuir para uma Nação mais próspera e melhor organizada.

Lisboa, 24 de Abril de 2014.
Luís Vicente
Técnico Superior de Economia, Gestãoe finanças
Pós-graduado Especialista em Administração e Políticas Públicas


Referências bibliográficas:
Bilhim, João A. F. (1996), Teoria Organizacional – Estruturas e Pessoas. Lisboa, ISCSP.
Cruz, J. M. T. (2002A reinvenção da função pública, da burocracia à gestão, Lisboa, INA.
Cruz, J. M. T. (2002), A influência dos funcionários no processo de decisão política,Lisboa, INA
Montalvo, António R. (1994), Revista de Administração Local, n.º 142, Julho – Agosto.
Mozzicafreddo, Juan, Salis Gomes e João Batista (org.) (2003), Ética e Administração, Oeiras, Celta Editora.
Weber, Max (s.d.), Fundamentos da Sociologia. 2ª Edição, Porto, Rés – Editora.




Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público