quinta-feira, 24 de abril de 2014

2ª volta das presidenciais guineenses sera no dia 18 de Maio entre JOMAV e Nuno Nabian

A Comissão Nacional de Eleição (CNE) da Guiné Bissau publicou, ontem (23 de Abril), os resultados definitivos das eleições gerais. Sem qualquer contestação, o PAIGC alcançou a maioria absoluta nas eleições legislativas ao alcançar 57 assentos parlamentares. Foi ainda confirmada a data para a segunda volta das eleições presidenciais que decorrerá no próximo dia 18 de Maio.

O Presidente da CNE, Augusto Mendes, anunciou ainda na sede da comissão os resultados do escrutínio realizado no passado dia 13 de Abril. Num acto eleitoral marcado pela taxa de abstenção mais baixa alguma vez registada na Guiné-Bissau; 11,4% nas eleições legislativas e 10,7% nas presidenciais.

Os resultados definitivos das eleições legislativas e da primeira volta das eleições presidenciais confirmam os dados já anunciados. O PAIGC alcançou a maioria absoluta, com 57 assentos na Assembleia Nacional Popular, o Partido da Renovação Social (PRS) conseguiu eleger 41 deputados, o Partido da Convergência Democrática (PCD), liderado por Vicente Fernandes, mantém os dois deputados e o Partido da Nova Democracia (PND), de Iaia Djalo, fica com um deputado bem como a União para a Mudança (UM), de Ângelo Regalo.

Quanto à segunda volta das eleições presidenciais, os guineenses voltarão a ser chamados às urnas no próximo dia 18 de Maio. O escrutínio será discutido entre o candidato mais votado, José Mário Vaz, mais conhecido como Jomav, do PAIGC, e Nuno Nabian, independente que contou com o apoio de figuras do PRS e que agora vai mesmo ser apoiado pelo partido PRS.
RFI 23 de Abril de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público