quinta-feira, 10 de abril de 2014

O papel das Forças Armadas 

Carmelita Pires, lídera da PUSD fala das Forças Armadas nesta fase crucial do país, da importancia do entendimento dos atores politicos, classe militar e toda a sociedade civil.
Numa explicação detalhada que vem escrito no site oficial do poartido, a Drª Carmelita pires disse: 

Face aos múltiplos sinais de preocupação, que nos chegam pelas mais diversas vias e se manifestam de variadas formas, tanto interna como externamente, quanto ao papel das Forças Armadas, no decurso do ato eleitoral que se realizará no Domingo e no período pós-eleições, senti a necessidade de me pronunciar sobre o assunto.

Não duvido do carácter nacional das FA, nem da sua submissão à vontade popular. As FA também fazem parte do povo! Como afirmou recentemente um candidato às presidenciais, «as FA não são fator de instabilidade». São um pilar da nossa soberania e independência, tão duramente conquistadas. O seu papel, num futuro Governo de unidade nacional inclusivo, ao abrigo de um Pacto de Regime, que tanto temos vindo a defender, é dos mais importantes. Acredito que as FA são competentes e estarão à altura do desafio. Nô djunta mon ku mon. 

Caso venha a ser Primeira-Ministra, hei-de entender-me com o Presidente eleito, para que a UNIDADE das Forças Armadas seja preservada, no respeito pela ordem & organização. Saberei recomendar e convencer o Presidente a evitar mudanças bruscas e a saber esperar por sucessos políticos e regularidade nas remunerações da nossa tropa (falhanços dos políticos que foram a origem de tantos males), antes de qualquer intromissão na cadeia hierárquica, esperando que a instituição decida internamente da melhor forma de preservar essa unidade, que faz a sua força. 

Por isso, quando, há dias, me ligaram da ECOMIB, via CNE, a informar que esta força estava disponível para garantir segurança aos candidatos que manifestassem essa intenção, a minha reacção instintiva foi a de responder que não preciso de segurança de forças estrangeiras, sejam elas quais forem e por melhores que sejam as suas intenções. As garantias de segurança das minhas Forças Armadas chegam-me. Estou convicta de que essas minhas Forças Armadas, que fizeram a admiração do mundo, não desejam mais, como todas e todos nós, senão o progresso e a concórdia nacional, que dependem essencialmente, da estabilidade e credibilidade governativa, assentes na vontade do povo e numa forte esperança de mudança. 



Não duvido que a ruptura radical, que tenho vindo a defender, nos tragam frutos no curto prazo, e sucessos sustentados numa frente comum pela dignidade e pelo desenvolvimento. Esta nossa rampança defende isso mesmo: mudança e esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público