quinta-feira, 17 de abril de 2014

Primeiro-Ministro eleito da Guiné-Bissau

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) venceu as eleições legislativas de domingo na Guiné-Bissau e o líder, Domingos Simões Pereira, tem o caminho aberto para ocupar o cargo de primeiro-ministro.

De acordo com os resultados provisórios anunciados ao início da noite de quarta-feira por Augusto Mendes, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o PAIGC conquistou a maioria absoluta, com 55 dos 102 lugares da Assembleia Nacional Popular.

O PAIGC mantém o domínio do parlamento, mas perde lugares em relação às últimas legislativas, de 2008, baixando a representação de 67 para 55 deputados.

Em segundo lugar ficou o Partido da Renovação Social (PRS), que já era o principal partido da oposição, mas que cresce de 28 para 41 deputados.

Domingos Simões Pereira, 50 anos, nasceu em Farim, norte da Guiné-Bissau, foi secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) entre 2008 e 2012, tem formação em engenharia civil e ciências políticas e já exerceu cargos governamentais.

Foi eleito líder do PAIGC a 9 de fevereiro, no 8.º Congresso do partido, sucedendo a Carlos Gomes Júnior, primeiro-ministro deposto no golpe de Estado de abril de 2012 e de quem recebeu apoio declarado na candidatura à liderança do partido.
Jornal de Noticias 18 de Abril de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público