quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ramos-Horta diz que tráfico de droga não é a principal preocupação da Guiné-Bissau

O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta, desmentiu que o tráfico de droga seja a principal preocupação do país, em comunicado do UNIOGBIS enviado à PNN, na sequência do noticiado por alguns órgãos de comunicação social.

Em mais de um ano de presença activa no país, José Ramos-Horta nunca observou que este fosse o principal problema da Guiné-Bissau. Problemas mais graves são a rapina das florestas e dos mares, a má gestão dos recursos nacionais, a extrema pobreza e a corrupção. 


O tráfico de droga na Guiné-Bissau é diminuto comparativamente com outros países da região, que certos interlocutores internacionais não têm a coragem de identificar, arranjando no entanto coragem para apontar o dedo ao país mais fraco, que é a Guiné-Bissau. 

A comunidade internacional tem que passar a ser coerente com o que diz, realizando acções concretas, designadamente nas áreas do policiamento marítimo, formação e equipamento da Polícia Judiciária e Polícia Marítima, e sistema judicial, para pôr fim aos abusos e à impunidade. 

Ao longo de mais de um ano, nunca, até à data, houve resposta aos insistentes apelos do Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, no sentido da mobilização imediata de recursos visando a capacitação aérea e marítima para pôr cobro ao tráfico de droga e à pesca ilegal na Guiné-Bissau. 

Ramos-Horta saudou a visita realizada à capital do país esta segunda-feira, 2 de Junho, pelo Secretário-Geral da Interpol, Ronald Kenneth Noble, acompanhado pelo Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Gabinete para a África Ocidental, (UNOWA), Saidi Djinnit.

A visita veio chamar a atenção para o problema do crime organizado em toda a região da África Ocidental, que tem origem na América do Sul, Colômbia, Bolívia e Peru com cumplicidades na Europa. Sem esta dupla cumplicidade – a sul-americana e a europeia - a Guiné-Bissau e outros países da África Ocidental deixariam de ser pontos de trânsito e vítimas da droga. África tem que deixar de ser o «bode expiatório» para os produtores e traficantes de droga da América Latina e os seus habituais cúmplices na Europa.
PNN 04 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público