sábado, 12 de julho de 2014

Simões Pereira reúne-se com presidente da Comissão Europeia

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, deverá encontrar-se na próxima quarta-feira com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para discutir a cooperação entre Bissau e Bruxelas, disse esta sexta-feira o próprio aos jornalistas.
À margem de uma visita ao principal hospital da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira disse que deve deixar Bissau na segunda-feira e na quarta será recebido, em Bruxelas, por Durão Barroso.

«O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou interesse em se encontrar comigo e eu vou para estar com ele. Vou aproveitar para o sensibilizar, a União Europeia é um parceiro importante para a Guiné-Bissau», disse Domingos Simões Pereira.
O chefe do novo governo guineense afirmou que vai à Bruxelas com intenção de sensibilizar as autoridades europeias para a retoma da cooperação nomeadamente a aplicação na Guiné-Bissau das verbas do Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).
«Durante o período de transição a Guiné-Bissau esteve afastada do programa de cooperação com a União Europeia e uma implicação direta desse afastamento tem haver com a não aplicação de parte do décimo FED», observou Domingos Simões Pereira.
Bissau quer estabelecer um mecanismo que possibilite a compensação de «parte substancial» do décimo FED ou recuperar os programas que deviam beneficiar dessas verbas, notou Domingos Simões Pereira.
Na sequência do golpe militar ocorrido na Guiné-Bissau em abril de 2012, que destituiu as autoridades eleitas, a União Europeia cancelou todos os programas de cooperação com Bissau, estando agora a retoma-los com a instalação do novo Governo e novo presidente.
A deslocação a Bruxelas é a primeira que Domingos Simões Pereira faz desde que foi investido no cargo de primeiro-ministro no passado dia 03 deste mês.
Lusa 12 de Julho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público