Conselho de Ministros do Governo guineense suspende provisoriamente exportação de madeira
Em comunicado a que a Lusa teve hoje acesso, o Governo de Domingos Simões Pereira informa que deu orientações aos ministros da Economia e Finanças, do Comércio e ao secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, para a partir deste sabado (12-07-14) priorizarem a exportação da castanha do caju no porto de Bissau.
Desta forma fica suspensa a exportação da madeira cujos camiões carregados de contentores começaram a ser retirados das imediações do porto de Bissau, deixando passar para o embarque os carregados de castanha de caju.
A exportação da madeira foi apontada como sendo a razão para atrasos no escoamento para o exterior da castanha de caju (principal produto de exportação da Guiné-Bissau) e ainda para dificuldades de atracagem de navios carregados de produtos alimentares no porto de Bissau.
Desde o mês de fevereiro o porto de Bissau e as zonas circundantes estavam literalmente inundados de camiões carregados de contentores com madeira o que dificultava a circulação de automóveis e pessoas.
O facto tem sido bastante criticado nas ruas da capital guineense.
Outras medidas anunciadas também naquela que foi a primeira reunião do conselho de ministros prendem-se com o pagamento de dois meses de salários em atraso aos funcionários públicos, prolongamento do ano letivo nas escolas públicas até agosto e ainda encetar medidas para a retoma do fornecimento de água canalizada e eletricidade à população de Bissau.
As medidas fazem parte de um Plano de Urgência e Plano de Desenvolvimento a serem executados durante o mandato de quatro anos do Governo.
Lusa 12 de Julho de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público