quarta-feira, 23 de julho de 2014

Díli - Vice-presidente recebe primeiro-ministro da Guiné-Bissau

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, que em Dili participa na X Conferência dos chefes de Estado e de Governo da CPLP, recebeu nesta quarta-feira o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, numa audiência considerada por este como de cortesia.

Falando a jornalistas, à saída da audiência, Domingos Simões disse que o objectivo de encontro com vice-presidente angolano foi o de testemunhar e apresentar os sentimentos de gratidão por tudo aquilo que significa e representa as relações com Angola.  

De acordo com o governante guineense, o sentimento de proximidade entre Angola e Guiné-Bissau mantém-se intacto e, num futuro próximo, as relações de irmandade com Angola "vão ser reatadas e elevadas a níveis mais altos".

As relações entre angola e Guine-Bissau conheceram um esfriamento quando a  missão  MISSANG tinha sido enviada para ajudar no processo de reforma das forças armadas guineenses começou a ser alvo de hostilidades dos guineenses, logo a seguir o golpe de estado, que derrubou o governo de Carlos Gomes Júnior .  

Entretanto, nesta entrevista, Domingos Simões admitiu a dificuldade em governar um país não totalmente estabilizado, mas que era um desafio que encarava.

"A governação é uma tarefa de criar ambientes de estabilidade, penso que nós não devemos pedir só que nos dêem um país com um quadro estabilizado, temos é que ser capazes de criar este quadro, que só é possível através do diálogo. E eu penso que nós guineenses somos capazes de conseguir", disse o novo primeiro-ministro guineense.  

Domingos Simões Pereira  tomou posse  há menos de um mês, resultado da vitória eleitoral, em Junho, do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que é líder
Lusa 23 de Julho dde 22014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público