terça-feira, 26 de agosto de 2014

Filme de João Viana “A Batalha de Tabatô” chega à Guiné-Bissau em Setembro

O filme, com duas versões (longa e curta), já teve estreia comercial em quatro países europeus, incluindo Portugal, e até final do ano chegará a Hungria, Croácia, México, Índia e Indonésia
O filme “A Batalha de Tabatô”, do realizador português João Viana, vai estrear-se na Guiné-Bissau, onde foi rodado, no dia 10 de setembro, estando previstas exibições por todo o país.


O filme, premiado no festival de Berlim e que já foi exibido em certames de cinema de todo o mundo, vai chegar à aldeia de Tabatô a 10 de setembro, data em que, no ano de 1974, Portugal, ex-potência colonizadora, reconheceu a independência do país, proclamada unilateralmente a 24 de setembro de 1973.

De acordo com o comunicado divulgado pela agência de comunicação Central de Informação, o acontecimento da estreia, num país onde é praticamente impossível ver cinema em sala, será patrocinado por Gabinete da Presidência da República da Guiné-Bissau, Instituto Português do Cinema e do Audiovisual, Fundação Calouste Gulbenkian e WFK (Organização Alemã para a Paz Mundial).

O filme será mostrado depois, ao longo de duas semanas, em nove cidades da Guiné (Bafatá, Gabu, Buba, Catió, Bolama, Mansoa, Bissorã, Farim, Cacheu e Canchungo), até chegar à capital, Bissau, a 24 de setembro, exatamente o dia em que a independência foi unilateralmente declarada pelo país africano.

João Viana, que nunca tinha estado antes na Guiné-Bissau, decidiu ir conhecer Tabatô, uma aldeia de músicos mandingas. Em entrevista à Lusa, quando "A batalha de Tabatô" foi mostrado pela primeira vez, no IndieLisboa 2013, o realizador classificou-o como "um filme de descolonização mental”.

O filme, com duas versões (longa e curta), já teve estreia comercial em quatro países europeus, incluindo Portugal, e até final do ano chegará a Hungria, Croácia, México, Índia e Indonésia.

Longa e curta metragens tiveram estreia mundial no festival de cinema de Berlim em 2013, tendo sido galardoadas, respetivamente, com a Menção Especial do Júri para o Melhor Primeiro Filme e com o DAAD Short Film Award.

Nascido em Angola, em 1966, João Viana é autor das curtas "Alfama", que competiu em Clermont-Ferrand, e "A piscina", selecionada para Veneza, além do vídeo "A verdade inventada", sobre Manoel de Oliveira.
Lusa, 25 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público