terça-feira, 26 de agosto de 2014

Novas autoridades «não vão permitir mais golpes no país»

O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) disse que as novas autoridades da Guiné-Bissau não vão permitir mais golpes de Estado no país, nem amnistia para os próximos «golpistas».

Cipriano Cassamá falava a 24 de Agosto à margem de uma cerimónia de homenagem da comissão política do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), do círculo eleitoral 10 da região de Biombo, norte do país, dedicada aos deputados desta zona, da qual faz parte.


Na ocasião sublinhou que a sua instituição está a pensar numa reconciliação nacional com toda a franja da sociedade, a fim de os guineenses se perdoarem, de forma a esquecerem os acontecimentos.

Cipriano Cassamá disse que não se vão admitir mais alterações na ordem constitucional da República da Guiné-Bissau.

«Se é preciso dar amnistia no país, vamos sair às ruas e, em todas as tabancas, explicar à população guineense o porquê da amnistia, mas vamos dar amnistia para ser a última a ser dada na Guiné-Bissau» disse, sugerindo que doravante a Constituição da República irá dispor de alíneas que determinem que os «golpistas» nunca mais serão amnistiados.

«Vamos dar amnistia sim, vamos discutir com todos os partidos políticos, população e o Governo, para pormos na constituição que esta será a última amnistia a ser dada na Guiné-Bissau», sublinhou.

Cipriano Cassamá anunciou ainda que a ANP, em colaboração com o Governo e parceiros internacionais, estão a preparar um colóquio sobre os 20 anos de democracia na Guiné-Bissau.

«Vamos trabalhar para que, nos dias 22, 23 e 24 de Setembro, seja realizado um colóquio nacional sobre 20 anos da democracia na Guiné-Bissau, através da Assembleia Nacional Popular. 

Para fazermos a avaliação dos 20 anos da democracia, desde 1994 até à data presente, e quais os resultados que esta democracia trouxe ao país», explicou.

Dirigindo-se aos régulos locais, Cipriano Cassamá afirmou que, enquanto Presidente de ANP, os Parlamentares estão a analisar se vai haver uma lei ou se já existiram leis para reforçar o poder dos régulos em todo o espaço nacional.
PNN, 26 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público