segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Guiné-Bissau proíbe abate de árvores e concessão de lotes nos arredores da capital

O Governo da Guiné-Bissau anunciou que estão proibidos o abate de florestação e o processo de concessão e consequente implantação de novas obras nos arredores da capital.

A medida foi anunciada este fim-de-semana, 9 e 10 de Agosto, pelo Chefe do Governo, Domingos Simões Pereira, depois da visita a Granja de Pessube, local fortemente afectado pelo abate abusivo de árvores ali plantadas desde a época colonial, por Amílcar Cabral.


«Eu queria deixar bem claro ao Director-geral das Florestas, no sentido de preparar um documento - como já tinha feito outra deliberação no sentido de autorizar o corte das árvores - onde vai determinar que, em função das novas instruções que foram dadas pelo Governo e pelo ministro da tutela, fica suspensa a autorização de abates de árvores. Da mesma forma quero dizer ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau - que tinha dado autorização para construção de novas obras - que deve também produzir um documento onde vai suspender todas as implantações», determinou o Primeiro-ministro.

Desapontado com a situação, Simões Pereira disse que não é possível o que se passa na Guiné-Bissau, ao ponto de o bem pessoal se sobrepor ao interesse público. 

«Quando vemos estas árvores com dezenas de anos, porque esta granja foi crida para servir de pulmão à cidade de Bissau, mas chegámos a um nível de desorganização em que o bem pessoal se sobrepunha ao bem comum», referiu.

Perante esta realidade o governante reafirmou que a medida é mesmo para ser cumprida, caso contrário o gesto pode ser considerado uma afronta às leis e às autoridades nacionais.
Além da Granja de Pessube o Chefe do Governo esteve no mercado de Bandim, o maior centro comercial do país, onde foi confrontado com problemas de desorganização, insegurança e a questão de higiene.

Durante sua estadia em Bandim, Simões Pereira foi obrigado a realizar alguns gestos de prevenção de doenças, oferecendo máscaras e luvas às mulheres vendedoras de alimentos como forma de evitar o contágio de doenças.

De passagem pelo Instituto de Meteorologia, Domingos Simões Pereira falou na necessidade desta instituição de poder nos próximos tempos fornecer informações sobre a previsão do tempo, tal como acontece nas outras partes do mundo.

Outra instituição também visitada por Domingos Simões Pereira foi a Agência Guineense de Execussão de Obras Publicas, com a finalidade de constatar sobre o funcionamento da instituição.

A digressão terminou com a deslocação à estrada de volta a Bissau, concretamente na Bolanha de Antula, onde os agricultores se debatem com problemas de inundação que prejudicam as suas culturas.ores e concessão de lotes nos arredores da capital
PNN 11 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público