segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Guiné-Bissau prepara equipa para ir a um dos países afectados pelo ébola

Campanha de prevenção contra a propagação do vírus ébola na Serra Leoa.A Guiné-Bissau pretende enviar uma equipa a um dos países afectados pela epidemia para “ter a noção de como lidar” com o ébola. A garantia foi dada à RFI por Nicolau Almeida, director-geral da Prevenção e Promoção da Saúde na Guiné-Bissau.
O Primeiro-Ministro guineense, Domingos Simões Pereira, prometeu financiar o plano de contingência contra o vírus do ébola, no valor de 760 mil dólares, mas a ajuda financeira ainda não chegou, disse à RFI Nicolau Almeida, director-geral da Prevenção e Promoção da Saúde na Guiné-Bissau.


Para já as autoridades distribuíram kits de protecção para as regiões fronteiriças com a Guiné-Conacri – uma das mais afectadas pela epidemia – e formaram técnicos para essas regiões. Por outro lado, está-se a criar uma equipa de resposta rápida e a preparar uma visita a um dos países em que haja a epidemia. “Nunca lidámos com essa doença e pretendemos ter a noção de como lidar”, declarou Nicolau Almeida, garantindo que a viagem não representa nenhum risco.

De acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde, a epidemia matou quase mil pessoas desde o início do ano, essencialmente na Guiné-Conacri, na Libéria e na Serra Leoa, tendo-se alastrado recentemente à Nigéria.
Hoje a Libéria colocou uma terceira província de quarentena (Lofa, no norte), depois das províncias de Bomi e Grand Cape Mount, no oeste. As medidas surgiram na sequência da declaração do estado de emergência, a 6 de Agosto, para travar a progressão da epidemia.
O estado de emergência também está em vigor na Serra Leoa e na Nigéria. A Guiné-Conacri anunciou ter tomado medidas para controlar os movimentos transfronteiriços.
O Níger, que não registou nenhum caso, activou hoje um plano de emergência contra a epidemia. A medida custa cerca de 180 mil euros e visa reforçar a vigilância nos aeroportos, nos postos de fronteira, nas estações rodoviárias e, ainda, controlos reforçados na importação de carnes de animais selvagens.
Também a Costa do Marfim, onde não foi registado nenhum caso, suspendeu os voos com os países afectados, incluindo as vizinhos Libéria e Guiné-Conacri.
Esta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde juntou especialistas para debater a eventual utilização de tratamentos experimentais contra o vírus, como o que está a ser administrado em dois norte-americanos infectados.
RFI 11 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público