segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PM preside abertura da campanha para reduzir mortalidade infantil

O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, presidiu na passada sexta-feira, 1 de Agosto, a abertura da campanha de suplementação em vitamina A e desparasitação destinada às crianças de 6 meses a 8 anos.
A campanha que decorre em todo território nacional durante os próximos 6 dias tem como finalidade garantir uma vida saudável as crianças recém-nascidas.
Falando no acto, o chefe do Governo guineense apelou às mães das crianças a dedicarem o mínimo dos seus tempos para garantir a saúde dos seus filhos.


Na cerimónia esteve presente o representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), Abubacar Sultan, que confirmou que na Guiné-Bissau houve uma evolução de cerca de 23% dos indicadores de mortalidade infantil em termos globais. «Passamos de 210 mortes por 1.000 nados vivos em 1990 para 158 em 2013”, disse Sultan

Apesar destes dados, o mesmo responsável sublinhou que não obstante a taxa prevalecente de mortalidade infantil continua a figurar entre as mais altas do mundo ou seja a 7/a, onde uma em cada 10 crianças morre antes de completar o seu primeiro aniversário. 

Por outro lado, Sultan informou que a suplementação periódica das crianças menores de 5 anos com Vitamina A e a sua desparasitação fazem parte de uma estratégia global na luta contra a carência em micro nutrientes, contribuindo assim para redução da prevalência da anemia e de complicações clínicas resultantes da carência da vitamina A o que constitui um flagelo para desenvolvimento das crianças na Guiné-Bissau.

Segundo o responsável da UNICEF na Guiné-Bissau os resultados do SMART – 2012 mostram que a cobertura da campanha atingiu a meta dos 90% apenas nas regiões de Tombali, Bolama Bijagós no sul e Gabu no leste, tendo as regiões de Oio, Bafata, Biombo e Sector Autónomo de Bissau registado taxas inferiores a 75%.

Neste sentido o responsável da UNICEF lançou desafio para que a partir desta campanha o objectivo seja eliminar esta disparidade e atingir maior cobertura e adesão no país e assim como os encarregados de educação das crianças.
PNN 03 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público