sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Presidente do parlamento guineense anuncia conferência nacional da reconciliação

"Está a avançar a preparação de uma conferência nacional da reconciliação sob a tutela do parlamento guineense e com o alto patrocínio do Presidente da República [José Mário Vaz]", referiu aquele dirigente na Gâmbia, citado pelos órgãos de comunicação social do país.

A declaração foi feita na quarta-feira durante um discurso no parlamento gambiano, no âmbito de uma visita oficial de dois dias, iniciada na terça-feira.

"Queremos que essa conferência aconteça este ano ou, o mais tardar, durante os primeiros três meses de 2015", acrescentou, ao mesmo tempo que disse contar com o "forte apoio" do parlamento da Gâmbia, que será convidado para o evento.

"Paz, estabilidade política e institucional continuam a representar para nós, guineenses, um grande desafio político e moral. Nós não vamos abrandar nos nossos esforços pela consolidação da paz, que ainda treme,
e pelo fortalecimento das instituições públicas, que estão muito fracas", referiu.

O primeiro-ministro Domingos Simões Pereira defendeu em Junho, em entrevista à Lusa, um "processo de diálogo a favor da reconciliação" em que o Governo é um entre vários intervenientes para arrumar de vez o passado de instabilidade e violência entre políticos e militares

Começar a discussão pela aprovação ou não de uma amnistia "é um mau ponto de partida: o final tem que ser a reconciliação e o ponto de partida é o diálogo. Se pelo meio tivermos que passar por amnistias ou outro tipo de mecanismos, que os interpretemos como mecanismos, não como condições, nem como objectivos", referiu.

Angop 21 de Agosto de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público