terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bairro de Empantcha teve menor taxa de participação na campanha de limpeza

O Bairro de «Empantcha de Baixo», no Sector Autónomo de Bissau, teve a menor taxa de participação na «Campanha Nacional de Limpeza e Desinfecção», que teve lugar no último fim-de-semana na Guiné-Bissau, seguido do Bairro da Ajuda e uma parte do centro da cidade.
Estes dados foram confirmados à PNN pela equipa do Governo encarregue de coordenar os trabalhos ao nível de Bissau, durante a sua passagem por quase todos os bairros da capital, onde encontrou lixos amontoados em função da aderência de populares na campanha anunciada pelo Governo, como forma de prevenir a epidemia do ébola.


No final da tarde, ao longo da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, uma quantidade enorme de detritos encontrava-se nesta via, à espera de serem evacuados.
Esta estrada que liga o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira ao centro da cidade era ocupada pelo efectivo de diferentes unidades militares, que, de forma significativa, aderiram à referida campanha de limpeza.

«Conforme as orientações do Governo, somos obrigados a cumprir as directrizes do Executivo», disse Nhasse Na Sanha, Comandante da Brigada Mecanizada, perante a delegação do Governo encarregue de coordenar os trabalhos ao nível de Bissau, formada pela ministra da Defesa Nacional, Cadi Seidi, pelo ministro da Administração Interna, Botche Candé, e pelo ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins.

Na Avenida Caetano Semedo (estrada de Bôr), junto do segundo portão do Mercado de Bandim, local tradicionalmente usado para o depósito de lixos, onde o Presidente da República José Mário Vaz dirigiu a cerimónia de abertura destes trabalhos, ao final do dia encontrava-se limpo, com a população a garantir a continuidade das condições de higiene neste espaço.

Outro local onde a PNN esteve presente foi o Mercado de Calabaceira, no Bairro de Pluba, com um registo louvado pelo Governo em termos de participação das pessoas, entre agentes da Polícia de Ordem Pública, da Polícia de Intervenção Rápida e os militares da Guarda Nacional.

A mesma elevada taxa de participação de pessoas nos trabalhos de limpeza foi notória em várias localidades, entre o Bairro de Missira, o Mercado de Cundock, o Bairro de Caliquir (portão de Granja), assim como a estrada do Bairro de Antula, concretamente no restaurante Danfa, contendo a maior concentração de detritos.

Os trabalhos estavam inicialmente previstos para um dia, mas o período teve que ser alargado para os três dias, pelo menos ao nível de Bissau, tendo os dias seguintes ficado marcados fundamentalmente pela recolha de lixos.

A PNN registou dois acidentes de viação, uma morte de uma criança de sete anos de idade, que participava nos trabalhos de limpeza no Bairro de Hafia, concretamente no «Mercado de Manjacos», e uma grávida que foi atropelada no segundo dia no Bairro de Belém, por uma viatura de Transportes Urbanos de Bissau (Toca-toca).

A equipa do Governo visitou a família da criança que perdeu a vida, e a mulher grávida foi levada para os primeiros socorros do Hospital Nacional Simão Mendes. A próxima campanha de limpeza ainda não tem data marcada.

PNN, 02 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público