segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Domingos Simões Pereira dá a membros do Governo 15 dias para declararem bens

O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira deu um prazo, até o próximo dia 15 de Setembro, para que todos os membros do seu Governo declarem os seus bens pessoais como forma de transparência, anunciou o executivo.
A decisão foi tomada na última reunião do conselho de ministros, realizada na quinta- feira, mas cujo comunicado só foi divulgado nesta segunda-feira.
 Por orientação do primeiro-ministro guineense, os ministros e secretários de Estado têm até ao dia 15 deste mês para apresentarem na secretária-geral da presidência do conselho de ministros as suas declarações de bens escritas.
No dia da sua tomada de posse, a 03 de Julho passado, Domingos Simões Pereira afirmou que ia declarar os seus bens e exigir que todos os membros do Governo o façam como forma de "garantir a transparência na gestão da coisa pública".  
No seu discurso, disse que a partir daquele dia a sua vida era "um livro aberto" que pode ser investigada por quem o quiser fazer. Em várias ocasiões, Simões Pereira repetiu a necessidade de ser reactivada a Comissão de Ética Governativa pelo Parlamento.
O presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, já anunciou que a Comissão de Ética (que existe formalmente mas que está inoperacional há muito tempo) será reactivada, não só para fiscalizar o cumprimento da ética parlamentar, mas também para vigiar o comportamento dos demais servidores públicos.
Fonte da presidência do conselho de ministros indicou hoje à Lusa que nenhum membro do Governo entregou a sua declaração de bens.
Angop, 01 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público