sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Caso Bubo Na Tchuto, Papis Djemé condenado a seis anos e meio de prisão

O guineense Papis Djemé, envolvido no caso Bubo na Tchuto  foi condenado a 6 anos e meio de prisão efectiva pelas autoridades judiciais norte-americanas “pelo papel desempenhado na tentativa de tráfico de cocaína para os Estados Unidos de América, noticiou a radio digital Bantaba.

De acordo com essa Rádio, o ex-assessor do ex-almirante José Américo Bubo Na Tchuto,  já havia cumprido 17 meses de prisão antes de receber quarta-feira a sua sentença do juiz distrital Richard Berman, em Nova York. 


Bantaba acrescenta que os advogados de Papis queriam  um período de tempo de serviço,argumentando que ele desempenhou um papel limitado na “conspiração” para importar centenas de quilos de cocaína para os Estados Unidos, e foi apenas seguindo ordens de Na Tchuto.

Em resposta  Berman disse que “seguindo ordens não é uma defesa de um crime grave“, e impôs uma pena para além dos três à cinco anos de prisão que um promotor na audiência disse que seria apropriado.

“Estou muito arrependido do que eu fiz para os Estados Unidos”, disse Djemé  no tribunal.
Djeme, de 31 anos de idade era um dos dois assessores de Na Tchuto, e  se declarou culpado de  trafico de drogas  em Abril sendo  o primeiro a ser condenado.

Tchami Yala, deve ouvir a sua sentença no próximo dia 17 de Novembro.
E quanto a Bubo na Tchuto de 64 anos, nenhuma data de condenação pública está  prevista, mas tudo indica que será o ultimo a ser condenado. 

Em 2012, os Serviços  de Luta Contra a Droga (DEA) começou uma investigação secreta em matéria de tráfico de drogas na África Ocidental.

“Informantes da DEA confidenciais que passaram por representantes de narcotraficantes latino-americanos reuniram-se com Na Tchuto, Djeme e outro assessor, Tchamy Yala, para fazer um acordo para o transporte de cocaína da América do Sul para a Europa e os Estados Unidos através de Guiné-Bissau”, disseram os promotores.
ANG, 05 de Setembro de 2014

4 comentários:

  1. Seis anos é muito pouco por estes BANDIDOS devem ficar ai perpétua até ao fim. Falta ai a presença do general ditador e seus homens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tem que chegar dia como USAMA BEN LADEM. viva os estados unidos de america.

    ResponderEliminar
  2. Também na minha opinião 6 anos é muito pouco,mas,espero que o outro permanecerá para sempre nos EUA.

    ResponderEliminar
  3. O pais parece estar calma pois é com a captura do traficante BUBO NANTCHUTO e seus homens nao ha mais cofrontos entre chefes militares por um posto de general das forças armadas. O ditador general ANTONIO INDJAI esta bem tranquilo e bem satisfeito que o seu rival irmao se econtra nas maos dos AMERICANOS. Espero que chegara a sua volta. Uma pergunta,sera que o Antonio Indjai nao tem dinheiro pra ir assistir uma reuniao dos miltares da CEDEAO? Nao é verdade o ditador esta com medo de sair fora do pais sob pena de ser capturado como o BUBO. Os Américanos estao prontos a oferecer-lhe uma viagem gratuita com fins a visita ao BUBO djarama os estados unidos qe America. O A INDJAI esta a vosso espera para ir aprender o ingles na casa branca.

    ResponderEliminar
  4. QUEM MANDOU CAPTURAR O BUBO DESTA VEZ NAO E O CADOGO JUNIOR MAS SIM O ANTONIO INDJAI FOI ELE QUEM MANDA E OS CONSELHEIROS COMO NHU SERIFO NHAMADJO RUI DE BARROS AFONSO TE DABA NA WALNA E MUITOS OUTROS COMO NU FERNANDO VAZ E SEU PRIMO O DITO DOUTOR HELDER VAZ. QUANDO SERAO JULGADOS ESTES CRIMINOSOS TRAFICANTES POR CRIMES DE SANGUE E ESPANCAMENTOS DOS NOSSOS IRMAOS? O BUBO TAMBEM CONTROLAVA E TINHA A SUA PARTE NAQUELE TRAFICO, HOJE QUIEM CONTROLA TUDO E O SENHOR GENERAL DITADOR AI

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público