terça-feira, 9 de setembro de 2014

Militares sem dinheiro para viajarem para reunião em Ghana

Os chefes militares da Guiné-Bissau que devem participar a partir de terça-feira numa reunião no Gana continuam à espera de verbas para poderem viajar, disse à Lusa fonte ministerial.


Por indicação do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. devem participar na reunião internacional os coronéis Lassana Mansali e Dinis Incanha, mas a menos de 24 horas da reunião, os dois dirigentes militares ainda não viajaram foram porque não há dinheiro, disse fonte do Ministério da Defesa Nacional.

Os sinais de debilidade da tesouraria pública são crónicos na Guiné-Bissau e chegam a refletir-se em atrasos de vários meses no pagamento de salários, situação que as novas autoridades eleitas começaram a regularizar em junho com apoio internacional.

Accra, capital do Gana, vai acolher entre terça-feira e quinta-feira a 34.ª reunião ordinária do Comité de Chefias de Defesa da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O encontro serve para "passar em revista a situação geral de segurança na região e determinar respostas adequadas", refere a organização em comunicado.

Da agenda consta o "Programa de Reforma do Setor de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau e a revisão do mandato da missão da CEDEAO no país, a ECOMIB".

Subordinado ao tema "Fortalecer a cooperação militar na CEDEAO com vista à paz, estabilidade e desenvolvimento", o encontro vai incluir informação sobre o surto de Ébola na África Ocidental, classificado pela organização como "uma ameaça à segurança da região".

Vai também ser feito um ponto de situação sobre "os ataques terroristas e raptos" praticados pelo Boko Haram no norte da Nigéria, assim como acerca do funcionamento da Divisão de Operações de Suporte à Paz e da Força de Prontidão da CEDEAO.

Durante o encontro, a Costa do Marfim, que tem presidido ao Comité nos últimos dois anos, vai passar a liderança para o Gana - país que preside atualmente à Autoridade dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO.

A Guiné-Bissau acolheu o último encontro do Comité de Chefias de Defesa da CEDEAO, realizado em fevereiro, em Bissau.
Lusa, 09 de Setembro de 2014

1 comentário:

  1. é verdade o chefe de bando esta com medo de sair fora do pais isto nao quer dizer que o senhor nao tem dinheiro para participar nesta conferencia. Quem queira saber sobre o general vai no net e escreve seguintes frases: Acss special report:Guinea bissau africa's 1st narco stat june. Pois em poucos minutos verao que o general esta sob ameaça dos americanos ele tem que se juntar ao Bubo por que se expliquem nas prisoes AMERICANAS. O Bubo nao tinha dinheiro para comprar cinelos como o Antonio Indjai nao tem dinheiro para participar na cimeira da Cedeao agora é hora de medo.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público