quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pequenas ilhas continuam vulneráveis, diz embaixador da Guiné-Bissau

João Soares da Gama discursou durante conferência de pequenos Estados insulares, em Samoa; representante permanente do país africano na ONU mencionou os "efeitos adversos" das alterações climáticas.

As dificuldades e vulnerabilidades dos pequenos estados insulares em desenvolvimento continuam presentes. Foi o que afirmou o embaixador da Guiné-Bissau junto das Nações Unidas, João Soares da Gama, nesta quarta-feira durante a 3ª Conferência Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, em Samoa.
Ele mencionou ainda os "efeitos adversos" das alterações climáticas.
Clima
"A maioria dos pequenos Estados insulares continua a deparar com os mesmos problemas. Com os novos e emergentes desafios globais, alguns deles se tornaram ainda mais vulneráveis e suscetíveis a choques externos, comprometendo, assim, todo o esforço realizado no domínio da proteção do ambiente e do desenvolvimento sustentável."
No âmbito da reunião, a Comissão Económica para África, ECA, destacou a salinização como a maior preocupação para o país. Foram citados os impactos significativos na agricultura, que garante a subsistência a mais de metade dos guineenses e contribui de forma significativa para o Produto Interno Bruto. 
O país é considerado altamente vulnerável às inundações, às secas e ao aumento do nível do mar.
Radio ONU 03 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público