sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Timor-Leste apela na ONU para apoio internacional à Guiné-Bissau

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apelou hoje, no discurso proferido na 69ª Assembleia-Geral da ONU, a decorrer em Nova Iorque, Estados Unidos, para a comunidade internacional apoiar a Guiné-Bissau.
"Aproveito para fazer um apelo a todos os países aqui presentes para se juntarem a Timor-Leste e aos parceiros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) para em cumprimento com os mais altos valores da solidariedade internacional apoiarem a consolidação dos ganhos alcançados pelos guineenses", afirmou Xanana Gusmão.


Segundo o chefe do governo de Timor-Leste, que assumiu a presidência da organização lusófona em julho, é "urgente" criar as condições para a Guiné-Bissau possa passar da "fragilidade à resiliência através do apoio à capacitação das instituições do Estado".

"A Guiné-Bissau necessita da reabilitação da sua administração pública e das instituições do Estado, da reforma do setor de defesa e segurança pela modernização das suas forças e de um impulso financeiro para relançar a sua economia", salientou Xanana Gusmão.

O primeiro-ministro timorense informou também que no âmbito da CPLP, Timor-Leste quer colaborar com as autoridades guineenses e com os parceiros internacionais para a "urgente realização" de uma conferência internacional de ajuda, para abordar assuntos como os salários em atraso na função pública guineense, segurança alimentar, fornecimento de combustível e saúde.
RTP Noticia, 26 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público