quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Xanana Gusmão na ONU com Guiné-Bissau na agenda

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, vai participar na 69.ª Assembleia-Geral da ONU, com a Guiné-Bissau, e num encontro trilateral com a Indonésia e a Austrália, anunciou esta quinta-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.


"Esforçar-nos-emos, em conjunto com os nossos irmãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em obter os esforços da comunidade internacional para contribuir decisivamente para a estabilização da Guiné-Bissau", afirmou o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres, que viajou hoje para Nova Iorque.

Timor-Leste assumiu a presidência rotativa da CPLP no passado mês de julho, durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo que decorreu em Díli.

Segundo o ministro timorense, está também prevista a realização em Nova Iorque de uma reunião com todos os ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP e um encontro trilateral entre Timor-Leste, Indonésia e a Austrália.

Diálogo no âmbito do Fórum G7+
Em relação à 69.ª Assembleia-Geral da ONU, Timor-Leste vai prestar "particular atenção" ao diálogo no âmbito do Fórum G7+, que une as preocupações partilhadas pelos Estados em desenvolvimento e em contexto de pós-conflito, a situação na Faixa de Gaza, Ucrânia e a instabilidade criada pelas forças extremistas no Iraque e Síria.

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, que se encontra na Austrália em visita de trabalho, segue dali para Nova Iorque.

A 69.ª Assembleia-Geral da ONU realiza-se entre 24 de setembro e 7 de outubro.
Correio de Manha, 18 de Setembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público