segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Comitiva do governo encontra alegados rebeldes de Casamança em território da Guiné-Bissau

Uma comitiva do governo da Guiné-Bissau deparou-se no domingo e hoje (24 de Nov.) com alegados acampamentos de rebeldes de Casamança em território guineense, disse à agência Lusa fonte no local.
Botche Candé, ministro da Administração Interna, faz parte do grupo que está a percorrer a região numa visita a postos fronteiriços com o Senegal, no norte da Guiné-Bissau.


Segundo a mesma fonte, houve um diálogo para esclarecer por onde passa a linha de fronteira com os homens que a comitiva encontrou na área e que se apresentaram como rebeldes de Casamança, que se supõe estarem armados.

Outra fonte da segurança do Estado referiu que os alegados rebeldes terão pedido apoio das autoridades de Bissau para mediar o conflito com o Senegal por estarem "cansados" de "viver nas matas".

Ambas as fontes remeteram mais esclarecimentos para quando a comitiva governamental regressar à capital, Bissau.

As ações do Movimento das Forças Democráticas de Casamança são cada vez mais raras, mas, oficialmente, os rebeldes ainda não depuseram as armas e estão divididos em diversas alas políticas e militares.

O movimento luta desde 1982 pela secessão de uma província que já fez parte de Portugal, integrada no território da então Guiné Portuguesa, e que é agora parte do sul do Senegal.
Lusa, 24 de Nov. de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público