segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Contracepção natural continua frequente na Guiné-Bissau

O uso de contraceção na Guiné-Bissau desacelerou em 2013, ficando-se atualmente pelos 11,6%, mantendo-se frequente o método de amenorreia lactacional, segundo um relatório sobre planeamento familiar publicado hoje em Londres.

O método de contraceção mais popular na Guiné-Bissau é o dispositivo intra-uterino (28,2%), seguido de preservativo (22,5%) e do método de amenorréia lactacional (19,7%), um método natural que usa a amamentação para impedir a ovulação feminina.


A pílula, um método comum noutros países, só tem uma adesão de 8,5%.

Das mulheres bissau-guineenses casadas em idade reprodutiva, 29,7% consegue ter acesso à contracepção, mas 27,1% não, sendo maior entre mulheres adolescentes do que no resto do universo feminino.

Nas zonas rurais, apenas 8,5% das mulheres casadas usam contracetivos, contra apenas 19,9% nas áreas urbanas, refere o estudo elaborado pelas Nações Unidas e Fundação Bill e Melinda Gates.

O documento faz o balanço do progresso desde a Cimeira sobre o Planeamento Familiar que decorreu em Londres em 2012, na qual líderes internacionais se comprometeram a alargar o acesso à contraceção a mais 120 milhões de mulheres nos 69 países mais pobres até 2020.

O uso de métodos contracetivos modernos permite fazer um planeamento familiar mais eficaz, estimando-se que tenham 77 milhões de evitar gravidezes indesejadas naqueles países, protegendo a saúde e a vida de mulheres em risco por causa de abortos inseguros.
Porto Canal, 03 de Novembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público