segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Guiné-Bissau convida Portugal a investir no país

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau destacou hoje as oportunidades de investimento existentes no país nas áreas da construção, energia e planificação, considerando que “os operadores económicos portugueses estão bem posicionados para serem parceiros estratégicos” dos guineenses.


“A Guiné está num momento especial, acreditamos que é um virar de página e estamos a divulgar a nossa visão estratégica para o horizonte [20]20-[20]25. Acreditamos que os operadores económicos portugueses estão bem posicionados para serem os nossos parceiros estratégicos”, afirmou Domingos Simões Pereira, à margem de um encontro empresarial sobre ‘Investimento na Guiné Bissau’, que hoje decorreu no Porto.

A chefiar o Governo guineense há apenas alguns meses, na sequência da vitória do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) nas eleições legislativas de abril, Domingos Simões Pereira defendeu ser “chegado o momento de dar uma oportunidade ao país”.

“Depois do longo ciclo de estabilidade que o país enfrentou, é chegado o momento de virar a página e apresentar uma Guiné-Bissau diferente e os nossos parceiros portugueses podem ser uma estrutura de apoio a essa viragem”, sustentou frente a uma plateia de algumas dezenas de empresários portugueses.

Para o chefe do Governo guineense, o primeiro dos “muitos desafios” que se colocam ao seu executivo é, “desde logo, o grave problema de imagem” do país, ainda afetada por “rótulos como estar dominado pelo narcotráfico, por vários conflitos e por golpes de Estado”.

“Mas existe uma Guiné-Bissau diferente, tranquila e com um ambiente de negócios apetecível, e é essa que queremos construir”, sustentou, considerando ser “possível, nos próximos anos, atingir um crescimento perto dos 10%”, dinamizado pelas “prioridades estratégicas” nas áreas da governação (incluindo várias reformas internas para “reforçar as instituições democráticas do país, desde a política fiscal, à justiça e à segurança), infraestruturação, industrialização e desenvolvimento urbano.

“E, nesses domínios, pensamos que vamos encontrar em Portugal gente preparada e disponível para trabalhar connosco”, afirmou Domingos Simões Pereira, confiante de que o país “pode deixar de ser dependente dentro de um curto espaço de tempo”.

Questionado sobre os setores onde mais oportunidades de investimento existem na Guiné-Bissau, o governante destacou ser necessária “muita construção, muita energia e muita planificação”, apontando ainda como promissores os setores do turismo, pesca e agricultura.
Jornal-i, 03 de Novembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público