terça-feira, 4 de novembro de 2014

FMI aprova empréstimo de 5,4 milhões de dólares à Guiné-Bissau 

FMI aprova empréstimo de 5,4 milhões de dólaresO Fundo Monetário Internacional aprovou um empréstimo de 5,4 milhões de dólares ao Governo da Guiné-Bissau para fazer face às despesas urgentes e pagamento de parte da quota do país para com a organização.


Em nota informativa divulgada segunda-feira, o Fundo Monetário Internacional adianta que a decisão foi tomada pelo conselho de administração no âmbito dos apoios às novas autoridades guineenses para fazerem face aos desequilíbrios orçamentais.

Na nota, o FMI enfatiza que as novas autoridades da Guiné-Bissau «herdaram uma situação difícil» em termos de tesouraria «após dois anos de perturbações económicas» caraterizadas pela quebra nas receitas do Estado, salários atrasados dos funcionários públicos, queda do Produto Interno Bruto (PIB) em dois por cento e um «aumento drástico» dos níveis da pobreza no país.

Apesar das dificuldades, o FMI congratula-se com as medidas tomadas pelas novas autoridades guineenses que em pouco tempo de exercício pagaram vários meses salários em atraso e o Governo conseguiu a aprovação do orçamento de 2014 no Parlamento, reconheceu o próprio presidente interino do conselho de administração, Min Zhu.

"O governo da Guiné-Bissau recém-eleito está a tomar medidas para enfrentar os desafios económicos e sociais do país, após dois anos de crise económica que agravou os desequilíbrios fiscais", notou Zhu.

O organismo financeiro mundial apela ainda às autoridades de Bissau para "apagarem do mapa" todas as dívidas relativas aos salários dos funcionários públicos.

A intenção da restauração da comissão de tesouraria no ministério das Finanças, recentemente anunciada pelo ministro da área, Geraldo Martins, é uma medida aplaudida pelo FMI que incentiva o Governo guineense a tudo fazer para aumentar a sua capacidade de mobilização de recursos financeiros.
Lusa, 04 de Novembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público