sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Excisão feminina é o motivo de mais um julgamento na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau volta a julgar excisãoNa Guiné-Bissau seis pessoas estão ser julgadas por envolvimento numa operação secreta de excisão a três meninas. O caso remonta ao passado mês de Setembro num bairro periférico da capital e envolve os pais das crianças.
A lei que penaliza a excisão feminina na Guiné-Bissau foi aprovada em 2011, mas três anos depois a sociedade continua a debater-se com esta pratica secular. Para estes casos a justiça guineense tem mão pesada, levando a tribunal todos aqueles que insistem em agir contra a lei.


Nesta quinta-feira o tribunal de Bissau ouviu seis pessoas acusadas de estarem envolvidas numa operação secreta de excisão a três meninas num bairro periférico de Bissau, no passado mês de Setembro.

A antiga ministra dos Negócios Estrangeiros e presidente do comité Nacional de luta contra práticas nefastas à saúde humana, Fatumata Baldé, mostra-se satisfeita com este julgamento.

" Este julgamento demonstra vários aspectos . Demonstra um engajamento das autoridades judiciais em poderem respeitar as legislações dotadas pelo país, num segundo momento demonstra obviamente que quem infringe as leias da Guiné-Bissau terá de ser condenado e num terceiro momento, para nós, significa que se está a trabalhar no sentido de desencorajar a pratica. É mais uma vitória para nós nesse caminho de luta para o abandono dessa pratica, apesar de termos a consciência de que não é com julgamentos, castigos ou manifestações é que se podem abandonar essas praticas que são seculares. Mas também sabemos que sem elas não haverá desencorajamento da prática".

A audiência do julgamento deve ser retomada no próximo dia 3 de Dezembro e Fatumata Baldé espera que todos os implicados sejam condenados como forma de desencorajar prática. Este é a segunda vez que uma caso de excisão é julgado no país, o primeiro ocorreu há dois anos em Bafatá, no leste da Guiné-Bissau.

Este fim-de-semana as autoridades guineenses nomearam a cantora guineense Tchuma Bari como embaixadora do país na luta contra a excisão genital feminina.
RFI, 20 de Nov. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público